Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Campanha incentiva população do DF a usar os papa entulhos


Com o objetivo de conscientizar e orientar a população do Distrito Federal a descartar entulhos no local correto, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), lançou nesta quarta-feira (8/6), a campanha  “O descarte certo é obra sua”. Serão promovidos pontos de coleta voluntária de resíduos de construção, os papa entulhos, pois o descarte errado polui causando impactos negativos ao meio ambiente, além  de contribuir para a proliferação de doenças.

Em 2021, o SLU retirou das ruas do DF cerca de 50 mil toneladas de entulhos mensalmente, gerando um custo anual de quase R$30 milhões aos cofres públicos. Verba essa que poderia ser investida em outras áreas de interesse público se o descarte fosse realizado nos locais corretos.

Segundo o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, manter a cidade limpa é papel não só dos órgãos competentes como também da população: “Como reguladora dos serviços de limpeza urbana, a Adasa edita as normas para garantir a qualidade da prestação desses serviços realizados pelo SLU, que tem feito um grande esforço para manter a cidade limpa, tendo em vista a quantidade de resíduos de obra e entulhos jogados em vias e áreas públicas. Entendemos que o cidadão também precisa fazer a sua parte e levar esses resíduos a um local autorizado e, por isso, lançamos a campanha. Para que as pessoas sejam incluídas nesse processo e orientadas a fazer o descarte corretamente”, destacou.

É permitido descartar nos papa entulhos restos de materiais de construção e de demolição, móveis velhos, restos de poda acumulada e material reciclável. Já o lixo domiciliar orgânico, resíduos de saúde e resíduos perigosos e eletroeletrônicos devem ser descartados em locais específicos. 

Com o descarte certo, o destino final dos resíduos recolhidos nos papa entulhos, beneficiam a cidade, o meio ambiente e os catadores e cooperativas que reciclam o material.

Painel de Informações de Resíduos Sólidos

Junto com a campanha, a Adasa lançou também o Painel de Informações de Resíduos Sólidos com dados relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos no DF, disponível no Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PDGIRS), no site da agência. 

O acompanhamento dos indicadores do PGDIRS são publicados desde 2018 pela Adasa por meio de relatórios. Para a superintendente de Resíduos Sólidos do órgão, Élen Dânia dos Santos, o novo formato permitirá que um maior número de pessoas acessem informações desde a coleta até a disposição final dos resíduos. “Vamos possibilitar, por meio de uma maneira mais didática e acessível, que os usuários conheçam essas informações sobre os resíduos sólidos que geramos no DF, e ao mesmo tempo, promover a sensibilização para índices que estão abaixo das metas estabelecidas no plano, como os da coleta seletiva”, explicou.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.