Órgão doado por bebê de 3 meses será transplantado em paciente de 1 ano que depende de suporte cardíaco para sobreviver
![]() |
| Incor/Divulgação |
Uma operação delicada de transporte de órgãos mobilizou equipes médicas e apoio aéreo nesta quarta-feira (4/2) para garantir a chegada de um coração ao Instituto do Coração (InCor), em São Paulo. O órgão será transplantado em uma criança de 1 ano que enfrenta uma síndrome rara e grave e, atualmente, só permanece viva graças ao uso de um coração artificial.
A captação foi realizada na Santa Casa de Jaú, após a equipe especializada sair de São Roque, no interior paulista, nas primeiras horas do dia. Depois do procedimento, o coração foi levado com rapidez até a capital, onde a cirurgia está prevista para ocorrer no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), ao qual o InCor é vinculado.
O doador foi um bebê de apenas 3 meses, e o gesto da família tornou possível a esperança de sobrevivência para outra criança. Casos como esse exigem precisão logística e agilidade para que o órgão chegue em condições adequadas ao transplante.
O trajeto foi viabilizado com o suporte do Programa TransplantAR, iniciativa que reúne donos e operadores de aeronaves particulares para auxiliar no transporte de órgãos e equipes médicas. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) e o governo do Estado de São Paulo.
Procurado, o InCor não divulgou detalhes sobre o procedimento nem o estado de saúde da paciente. Ainda assim, a mobilização destaca a importância da doação de órgãos e do trabalho coordenado entre profissionais da saúde e da aviação para ampliar as chances de salvar vidas.
Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.