Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Lula convoca reunião extraordinária e acompanha debate sobre caso da Venezuela a partir do Rio

Presidente se conecta de base das Forças Armadas durante o recesso para tratar da prisão de Nicolás Maduro anunciada pelos Estados Unidos


Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diante da repercussão internacional provocada pelo anúncio da captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu participar de uma reunião emergencial com ministros e auxiliares na manhã deste sábado (3/1). O encontro foi convocado para avaliar os impactos diplomáticos e políticos da ação anunciada pelo governo dos Estados Unidos.

Em período de descanso no Rio de Janeiro, Lula acompanhará a reunião à distância, a partir da base militar da Restinga da Marambaia. Para viabilizar a participação do chefe do Executivo, uma estrutura especial foi montada no local, permitindo que ele se conecte diretamente às discussões conduzidas em Brasília.

A reunião está programada para ocorrer a partir das 10h, na sede do Ministério das Relações Exteriores, onde parte da equipe ministerial se reunirá presencialmente. Outros integrantes do governo também devem participar por videoconferência, em razão da urgência do tema.

Segundo informações de bastidores, o presidente monitora atentamente o avanço dos acontecimentos e não descarta a possibilidade de antecipar o retorno à capital federal, caso a situação evolua e exija decisões presenciais. Até o momento, a previsão oficial era de que Lula retomasse a agenda normal apenas na segunda-feira (6/1).

A iniciativa do governo brasileiro ocorre em meio à escalada de tensões na América Latina e às reações de diversos países após a intervenção norte-americana na Venezuela, episódio que reacendeu o debate sobre soberania, diplomacia regional e segurança internacional.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.