![]() |
Imagem de Andreas H. por Pixabay |
A Casa Branca afirmou nesta terça-feira (9) que os Estados Unidos não descartam utilizar sua força econômica ou até mesmo militar para proteger a liberdade de expressão em outros países. A declaração foi feita pela porta-voz do governo Donald Trump, Karoline Leavitt, em coletiva de imprensa, após questionamento sobre a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é alvo de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
Leavitt destacou que a questão é considerada prioritária para a gestão republicana. “O presidente não tem medo de usar o poder econômico e o poder militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, disse.
A fala ocorreu no mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal contra Bolsonaro e outros sete acusados, apresentou voto favorável à condenação do ex-chefe do Executivo. Em sua manifestação, Moraes fez duras críticas ao ex-presidente, comparando sua postura à de um ditador.
O julgamento no STF envolve acusações de participação em uma suposta trama golpista para manter Bolsonaro no poder, conforme denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Até o momento, Washington não anunciou medidas adicionais contra o Brasil, mas a sinalização feita pela Casa Branca reforça o tom de pressão internacional sobre o caso.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.