![]() |
Foto: Francisco Gelielcon / Arquivo: Estrutural On-line |
Na manhã deste domingo (31/8), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveram uma carreata em Brasília em defesa da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e em protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O movimento teve início na Torre de TV, ponto central da capital, onde manifestantes exibiram faixas e cartazes com mensagens como “Fora Lula”, “Fora Moraes, buzine!” e “Anistia já”. Entre as bandeiras levantadas, além da do Brasil, também estavam as dos Estados Unidos e de Israel. Por volta das 10h20, o grupo seguiu em direção ao condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.
Durante o ato, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Sebastião Coelho, um dos principais críticos de Moraes no meio bolsonarista, publicou um vídeo nas redes sociais defendendo a mobilização. “Nossa luta é por liberdade, por anistia e pelos presos do 8 de janeiro. O Congresso falhou com a população. Se quisesse, já teria resolvido essa situação”, declarou.
Julgamento marcado
Na próxima terça-feira (2/9), a Primeira Turma do STF dará início ao julgamento de Bolsonaro e de outros sete acusados de integrar o chamado “núcleo 1” da tentativa de golpe. O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o começo de agosto, monitorado por tornozeleira eletrônica, após descumprir restrições impostas pela Corte, incluindo a proibição de usar perfis de terceiros em redes sociais.
Na semana passada, a Polícia Federal encontrou em seu celular um arquivo de pedido de asilo político dirigido ao presidente da Argentina, Javier Milei. O documento, datado de 2024, foi classificado pela defesa como um “rascunho”, sem validade oficial, negando qualquer intenção de fuga.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.