Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Houthis invadem escritórios da ONU no Iêmen após morte de primeiro-ministro

Imagem de Erich Westendarp por Pixabay

Sede de duas agências das Nações Unidas em Sanaa, capital do Iêmen, foram tomadas neste domingo (31/8) por militantes Houthis. A invasão ocorreu um dia após o grupo anunciar que o primeiro-ministro Ahmed al-Rahawi, ligado ao governo controlado pelos rebeldes, foi morto em um bombardeio de Israel.

Segundo a CNN Internacional, os prédios atingidos pela ação dos insurgentes pertencem ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) e ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos estruturais significativos.

Escalada do conflito

No sábado (30/8), os Houthis acusaram Israel de realizar um ataque aéreo que matou al-Rahawi e outros membros do governo iemenita. Tel Aviv não comentou oficialmente a acusação. As ofensivas israelenses contra o Iêmen tiveram início em outubro de 2023, após a invasão do Hamas em território israelense, que deixou centenas de mortos.

Alinhado ao chamado “Eixo de Resistência”, apoiado pelo Irã, o grupo Houthi mantém postura hostil a Israel e tem realizado ataques de mísseis contra o país, em solidariedade aos palestinos da Faixa de Gaza.

Em maio deste ano, os rebeldes chegaram a lançar um projétil contra um dos principais aeroportos israelenses. Na ocasião, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu retaliação. “Atacamos no passado, atacaremos no futuro”, afirmou em vídeo divulgado nas redes sociais.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.