Jornal nega relação com imagem
O fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, foi desligado do jornal O Estado de S. Paulo nesta quarta-feira (6), dias após capturar uma imagem que gerou forte repercussão: o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mostrando o dedo do meio a torcedores durante um jogo entre Corinthians e Palmeiras, realizado no dia 30 de julho, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Apesar da coincidência entre o registro polêmico e a demissão, a direção do jornal negou qualquer vínculo entre os dois fatos. Em nota oficial, o Estadão informou que a saída do profissional já estava prevista e se deu por motivos administrativos, relacionados a uma reestruturação interna da editoria de Fotografia.
Alex Silva, no entanto, levantou dúvidas sobre a versão apresentada pela empresa. Em entrevista ao portal Metrópoles, ele afirmou não ter recebido justificativas claras quanto ao seu desempenho profissional. "Me disseram apenas que era uma decisão do RH, que a empresa passava por mudanças. Mas a sensação que tenho é de que a foto incomodou", declarou.
O fotógrafo também relatou que se sentiu frustrado com o espaço dado pela publicação à imagem de alto impacto jornalístico. "Reclamei que a foto recebeu pouco destaque. Não foi para a capa e ficou pouco tempo na home", comentou.
O flagrante aconteceu pouco antes do início da partida, durante o aquecimento dos jogadores. Alex relatou que havia sido informado pelo editor sobre a presença do ministro, torcedor declarado do Corinthians. Ao mirar os camarotes com a câmera, registrou o instante em que Moraes teria reagido a ofensas vindas da torcida com um gesto obsceno. "Foram três cliques apenas, mas o suficiente para causar essa repercussão", disse.
A fotografia viralizou nas redes sociais e ganhou espaço em diversos veículos de imprensa, gerando críticas ao comportamento do ministro em um ambiente público. O episódio aconteceu dias depois de Moraes ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky, o que ampliou a visibilidade do caso.
Ainda segundo Alex Silva, cerca de 70 profissionais estavam credenciados para cobrir o clássico paulista naquela noite. “Achei que outras pessoas também tivessem feito o clique. Mas, depois, soube que era só minha imagem circulando”, contou.
O Estadão reafirmou, em nota, que a fotografia foi considerada jornalisticamente relevante e publicada com destaque na noite do jogo. "Não há lógica em associar a demissão à foto", reiterou o jornal.
Silva atuava no veículo havia 23 anos e era reconhecido por sua experiência em coberturas esportivas.
Leia a nota do jornal
O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.
Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão.
Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante toda o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa. O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos.
O Estadão jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.