Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Educação de Goiás é reconhecida como a melhor do país e conquista quatro prêmios no MEC

Foto: Seduc-GO

A rede estadual de ensino de Goiás foi destaque nacional na primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, realizada nesta terça-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília. O Estado recebeu quatro premiações e foi apontado como referência no ensino médio público do Brasil.

Entre os reconhecimentos, o Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca, em Formosa, foi eleito uma das escolas com melhores resultados da região Centro-Oeste. Além disso, os estudantes Lui Vinícius Alves de Abreu e Tawany Costa Santos foram premiados por suas redações de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O governador Ronaldo Caiado celebrou os resultados, afirmando que o desempenho é fruto de um trabalho contínuo da rede estadual.
“Goiás conquistou a melhor educação do Brasil porque não parou de se dedicar. Com esforço e união, conseguimos transformar a vida dos alunos”, disse.

Reconhecimento nacional

Criado neste ano pelo Ministério da Educação, o prêmio busca valorizar boas práticas de escolas e redes públicas em todo o país, incentivando a qualidade do ensino, a permanência dos estudantes e a inclusão. A honraria garante troféu e aporte de R$ 500 mil.

Representando o governador na cerimônia, a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, destacou que os resultados são fruto de políticas consistentes.
“Desenvolvemos projetos para recuperar a aprendizagem e antecipar ações, evitando prejuízos aos alunos. Agora, colhemos os frutos desse esforço coletivo”, afirmou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que o objetivo não é estimular competição, mas difundir práticas exitosas.
“O MEC atua como coordenador e apoiador das políticas, mas é fundamental que elas sejam construídas em parceria com estados, municípios, professores e estudantes”, explicou.

Municípios premiados

Além do reconhecimento estadual, sete municípios goianos foram contemplados em diferentes categorias:

  • Damolândia – Educação Infantil (maior taxa de cobertura em creche)
  • Goianésia – Alfabetização (melhor resultado por escolas nos anos iniciais)
  • Santa Bárbara de Goiás – Alfabetização (melhor resultado por municípios)
  • Santa Rita do Novo Destino – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (municípios)
  • Rio Verde – Anos Finais do Ensino Fundamental (melhores resultados em escolas e municípios)
  • Goiandira – Educação em Tempo Integral (anos iniciais do fundamental)
  • Itumbiara – Educação em Tempo Integral (Educação Infantil)

Gestores municipais destacaram a parceria com o governo estadual como fator decisivo para os avanços. O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, ressaltou que a política de tempo integral já é reconhecida pela população. Já o prefeito de Santa Rita do Novo Destino, Roberto João de Oliveira (Gaguinho), enfatizou a importância dos investimentos em infraestrutura.

Mais conquistas em 2025

Esta é a segunda premiação do MEC recebida por Goiás em 2025. Em fevereiro, o Estado foi agraciado com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, pelo programa AlfaMais Goiás, que desde 2021 atua em regime de cooperação com os 246 municípios goianos.

Para professores e alunos, os reconhecimentos são mais que troféus: representam o fortalecimento de uma educação pública de qualidade.

“No nosso colégio, trabalhamos com amor e dedicação, e esse prêmio é um estímulo para todos nós”, afirmou a professora Luciene Moreira, de Formosa.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.