![]() |
Igor Evangelista/MS |
A população do Distrito Federal passa a contar com cinco novas Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), criadas para oferecer atendimento em locais de difícil acesso e comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa foi anunciada na última quinta-feira (21/8) e integra o Novo PAC Saúde, do Governo Federal.
Cada veículo tem capacidade para atender cerca de 3,5 mil pessoas, levando serviços de prevenção e tratamento bucal a áreas rurais, comunidades quilombolas, indígenas, assentamentos e regiões periféricas.
As unidades móveis funcionam como verdadeiros consultórios sobre rodas, equipados com cadeira odontológica, aparelho de raio-x, ar-condicionado, gerador de energia, fotopolimerizador e canetas de alta e baixa rotação, entre outros equipamentos essenciais.
O atendimento será feito por equipes formadas por cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico especializado, credenciados pelo Ministério da Saúde. Além dos procedimentos básicos, os pacientes poderão ter acesso a serviços mais complexos, como tratamento de canal, odontopediatria, cirurgias orais e confecção de próteses dentárias.
Com essa medida, o objetivo é ampliar o alcance da saúde bucal e garantir acesso a tratamentos de qualidade a milhares de moradores do DF que antes enfrentavam dificuldades para receber atendimento especializado.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.