![]() |
Reprodução / Maria Mercedes e Erica Rocha |
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (26/8), a concessão do título de Cidadã Honorária de Brasília a Maria Mercedes Borges de Barros, mãe do governador Ibaneis Rocha (MDB).
A iniciativa partiu do deputado distrital Jorge Viana (PSD) e recebeu aval do plenário da Casa. Segundo o parlamentar, a honraria reconhece a importância da trajetória de Maria Mercedes e a influência dela na formação pessoal e política do filho.
“Mesmo sem ocupar cargos públicos, Maria teve papel decisivo na construção dos valores que moldaram o governador. Sua história é marcada por exemplos de dedicação, ética e compromisso com a família”, destacou Viana.
Origem e trajetória
Natural de Ribeiro Gonçalves, no Piauí, Maria Mercedes atuou como auxiliar de enfermagem, profissão que exerceu com zelo e que serviu de inspiração para o filho. Em busca de tratamento de saúde, mudou-se para Brasília, onde Ibaneis nasceu, no Hospital de Base.
Posteriormente, a família voltou a se estabelecer em Corrente, no sul do Piauí, cidade onde o atual governador passou parte da infância. Ibaneis costuma relatar, em discursos, os esforços da mãe que, mesmo com poucos recursos, ajudava a custear sua educação enviando parte do salário que recebia como profissional de enfermagem.
Reconhecimento simbólico
A homenagem da CLDF ressalta não apenas a relação materna, mas também a contribuição indireta de Maria Mercedes para a vida política da capital. Para os parlamentares, seu legado está refletido na trajetória pública do filho, hoje chefe do Executivo local.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.