O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) iniciou uma fase de modernização marcada pela adoção de ferramentas digitais e soluções de inovação. A iniciativa tem sido conduzida pelo comandante-geral, coronel Moisés Alves Barcelos, que destaca a importância de incorporar tecnologias sem perder de vista a missão essencial da corporação: salvar vidas.
Especialista em Inteligência Artificial, Barcelos tem apostado no uso dessa área para aprimorar processos internos e aumentar a agilidade nas ocorrências. A ideia é transformar o CBMDF em referência não apenas no Brasil, mas também no cenário internacional. “O foco é tornar nossas operações mais rápidas e precisas, valorizando sempre o trabalho em equipe e o espírito de liderança compartilhada”, afirmou.
Encontro estratégico às margens do Lago Paranoá
Para apresentar os avanços e alinhar metas, coronéis e oficiais se reuniram recentemente em um encontro realizado no Lago Paranoá. O ambiente descontraído deu espaço a reflexões sobre o papel da inovação no serviço público e trouxe comparações com o otimismo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, quando se falou em “fazer cinco meses em cinco dias”.
O evento contou com o apoio da Fundação 193, organização criada para fomentar projetos ligados à corporação. O advogado Ricardo Marques, fundador da entidade, foi o anfitrião da noite. Já o presidente da fundação, coronel Osiel, ressaltou a importância de iniciativas voltadas para a sustentabilidade e o bem-estar dos militares.
Credibilidade junto à população
Com uma das maiores taxas de aprovação popular entre as instituições do Distrito Federal, o Corpo de Bombeiros busca, agora, reforçar sua imagem de eficiência também por meio da tecnologia. A incorporação de sistemas inteligentes de gestão, o investimento em soluções sustentáveis e o uso de inteligência artificial se somam à tradição da corporação, consolidando sua atuação para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.