Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Onda de vandalismo atinge transporte público em São Paulo e região metropolitana

Reprodução

Uma série de ataques a ônibus foi registrada nesta terça-feira (1º/7) em São Paulo e na Grande SP, elevando para 197 o número de coletivos depredados desde o dia 12 de junho apenas na capital paulista, segundo balanço da SPTrans. Somente nesta terça, pelo menos 20 veículos foram alvos de vandalismo, sendo 15 em bairros da capital e outros cinco em Taboão da Serra.

Entre os locais afetados estão regiões centrais e de alto fluxo, como a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, no Brooklin, zona sul de São Paulo. Em Taboão da Serra, os ataques ocorreram na Avenida Aprígio Bezerra da Silva e na Rua Acácio Ferreira. Na maioria dos casos, os criminosos quebraram janelas e vidros dos veículos.

Apesar da violência dos atos, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que não houve feridos. “Em todas as ocorrências, os motoristas tomaram a decisão de desembarcar os passageiros como precaução”, destacou a SSP em nota oficial.

Investigações e reforço na segurança

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), está conduzindo as investigações e acompanha o caso também por meio de monitoramento em redes sociais, buscando possíveis articulações digitais por trás dos ataques.

Segundo a SSP, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) irá se reunir com empresas de transporte para estabelecer estratégias de prevenção. Já a Prefeitura de Taboão da Serra informou que intensificará as rondas e mobilizou a Guarda Civil Municipal para reforçar a segurança nos pontos de embarque.

Possível ligação com desafios virtuais

Uma das hipóteses investigadas pela polícia é de que os ataques possam estar ligados a um suposto desafio nas redes sociais. A informação foi divulgada pelo vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), após reunião com o delegado Flávio Ruiz Gastaldi, responsável pela região da Baixada Santista.

Em Santos, no litoral paulista, pelo menos 11 ônibus foram alvo de vandalismo em diferentes vias da cidade, incluindo as avenidas Nossa Senhora de Fátima, Pinheiro Machado e Presidente Wilson. De acordo com a prefeitura local, os veículos danificados foram substituídos por ônibus reservas, e o sistema de transporte público segue funcionando normalmente. Não houve registros de feridos.

Na cidade de Cubatão, um coletivo foi atacado no sábado (28/6), próximo ao bairro Vila Esperança. O município de Guarujá, por sua vez, não registrou incidentes.

Reações das autoridades

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a SPTrans repudiaram os atos de vandalismo e afirmaram que estão colaborando com as investigações, disponibilizando todas as informações necessárias.

As ações criminosas geram preocupação entre usuários e operadores do transporte público, além de impactos diretos na operação das linhas e na segurança de passageiros e funcionários. As autoridades seguem monitorando os desdobramentos e reforçam o pedido para que qualquer informação relevante seja repassada aos canais oficiais de denúncia.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.