Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Frio persiste no DF: semana terá mínimas de até 9 °C e alerta para baixa umidade

Estrutural On-line

Os brasilienses devem se preparar para mais uma semana de frio e tempo seco. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas mínimas no Distrito Federal devem cair para 9 °C entre terça-feira (8) e quinta-feira (10). As máximas não devem ultrapassar os 24 °C nesses dias.

A manhã deste domingo (6) já começou gelada, com termômetros marcando 10 °C. A máxima prevista para hoje é de 25 °C. A tendência de tempo estável e frio segue nos próximos dias: segunda-feira (7) deve repetir as temperaturas deste domingo, com mínima de 10 °C e máxima de 25 °C.

Além do frio, o Inmet emitiu alerta de perigo potencial por conta da baixa umidade do ar. O DF está sob aviso amarelo, e a população deve redobrar os cuidados com hidratação e evitar atividades físicas nos horários mais secos do dia.

Tempo seco e risco de queimadas

Segundo os meteorologistas, não há previsão de chuva pelo menos até setembro, o que agrava os riscos ambientais. A estiagem acende o alerta para o aumento das queimadas em áreas urbanas e rurais do DF.

Dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) apontam que o Cerrado tem sido o bioma mais afetado por incêndios nas últimas quatro décadas. Só em 2023, mais de 10 mil hectares foram destruídos pelo fogo, registrando um dos piores índices do período.

Junho mais quente e sem chuvas

Em junho deste ano, a estação meteorológica convencional de Brasília não registrou nenhum dia de chuva. A média histórica para o mês, segundo a série 1961–1990, é de 3,3 milímetros. As temperaturas também ficaram acima da média: a temperatura média mensal foi de 19,7 °C — 0,4 °C acima do esperado.

A média da mínima foi de 14,5 °C, e a da máxima, de 25,9 °C. O dia mais quente foi 23 de junho, com 28,7 °C. Já a manhã mais fria ocorreu no dia 15, com mínima de 11,7 °C.

Recomendações

Com a combinação de frio e ar seco, especialistas recomendam o uso de roupas quentes nas primeiras horas do dia, ingestão frequente de água, umidificação de ambientes e atenção especial a crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.