Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Zelensky confirma intenção de se reunir com Putin na próxima quinta-feira na Turquia

Estrutural On-line

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou neste domingo (11) que pretende encontrar pessoalmente o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na próxima quinta-feira (15), na Turquia. A reunião tem como objetivo avançar nas tratativas para encerrar o conflito entre os dois países, que já se estende por três anos.

Zelensky reforçou a necessidade urgente de um cessar-fogo abrangente e permanente, que ele espera ver implementado a partir desta segunda-feira (12). Em mensagem publicada na rede social X, o líder ucraniano afirmou: “Não há razão para prolongar as mortes. Estarei aguardando Putin na quinta-feira. Espero sinceramente que desta vez a Rússia não busque desculpas.”

A sinalização para esse possível encontro ocorre após uma proposta do próprio presidente russo. No sábado (10), Putin sugeriu iniciar um diálogo direto com a Ucrânia, também na Turquia, visando discutir as bases de uma trégua no combate.

A movimentação diplomática acontece na esteira de uma reunião com líderes europeus em Kiev, onde Zelensky, ao lado dos chefes de governo do Reino Unido, França, Alemanha e Polônia, reiterou o apelo por um cessar-fogo incondicional. A proposta, apoiada pelos Estados Unidos, prevê uma paralisação dos combates por pelo menos 30 dias.

Apesar de receber positivamente a proposta de diálogo com Moscou, Zelensky condiciona o encontro presencial com Putin à garantia de um cessar-fogo sólido e confiável.

Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou apoio ao encontro e incentivou Zelensky a aceitar a proposta “sem demora”. Em publicação na rede Truth Social, neste domingo (11), Trump afirmou que a reunião pode ser decisiva para interromper o que chamou de “banho de sangue”.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.