Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Ataque com drone mata civis na Ucrânia horas após tentativa de diálogo com a Rússia

Estrutural On-line

Um ataque russo realizado com drone neste sábado (17) deixou nove mortos e sete feridos na cidade de Bilopillia, região de Sumy, no nordeste da Ucrânia. O ônibus atingido transportava civis em uma operação de evacuação da zona de conflito, de acordo com autoridades locais.

O bombardeio ocorreu poucas horas após representantes da Rússia e da Ucrânia retomarem, pela primeira vez em anos, conversas diretas sobre possíveis caminhos para a paz — sem, no entanto, alcançar avanços concretos como um cessar-fogo.

O ataque aconteceu a cerca de 10 km da fronteira com a Rússia. Tanto o governador da região, Oleh Hryhorov, quanto a polícia ucraniana confirmaram o ocorrido. Até o momento, Moscou não se pronunciou sobre o caso, e as informações não puderam ser verificadas de forma independente por agências internacionais.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, condenou duramente o ataque, classificando-o como um “assassinato intencional de civis”. Em declaração feita pelo Telegram, Zelenski afirmou que “os russos dificilmente poderiam não saber que estavam mirando um ônibus com civis”.

Ele também lamentou o fracasso nas negociações realizadas na sexta-feira (16), observando que “a Ucrânia tem insistido em um cessar-fogo total e incondicional para proteger vidas”. E concluiu: “A Rússia continua mantendo a capacidade de matar”.

Diante da tragédia, foi decretado luto oficial em Bilopillia até a próxima segunda-feira (19). O líder comunitário local, Yurii Zarko, apelidou o dia do ataque de “Sábado Negro”.

Segundo o canal público ucraniano Suspilne, o ônibus transportava, em sua maioria, pessoas idosas que estavam sendo retiradas da cidade no momento do ataque. Equipes médicas encaminharam os feridos para hospitais em Sumy, capital regional, sendo que três deles estão em estado grave.

O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, confirmou que atacou uma área militar na região de Sumy neste sábado, a cerca de 50 quilômetros do local atingido, mas não mencionou o ataque ao ônibus.

Ainda não está claro se esse episódio terá impacto nas futuras tentativas de negociação entre os dois países.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.