Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Pesquisa revela que mais de 70% da população do DF exige a volta imediata do Governador Ibaneis Rocha

Foto: Francisco Gelielçon / Arquivo: Estrutural On-line

Transcorridos 65 dias do fatídico dia em que foram realizados os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que resultaram, entre outras consequências, o afastamento governador Ibaneis Rocha, a população do DF, clama pelo retorno do mandatário ao cargo, pelo menos é o que revela uma pesquisa realizada pelo Exata Opinião Pública. Conforme a consulta popular, o principal responsável pelo vandalismo ocorrido em Brasília é do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Conta a favor de Ibaneis o parecer de órgãos como a Polícia Federal e da Procuradoria Geral da República, que excluem o governador de envolvimento com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Dados extraídos dessa pesquisa revelam que, mais de 70% da população do DF exige a volta imediata do Governador do Distrito Federal. Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por 90 dias por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

A pesquisa realizada pelo Instituto Exata OP, ouviu a população nos dias 09/03 a 11/03, onde foram entrevistadas 1.905 pessoas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

Ainda segundo a consulta popular divulgada na noite desta segunda-feira, dia 13, 41,2% das pessoas ouvidas, são favoráveis pelo retorno imediato de Ibaneis ao cargo.

No mesmo levantamento, 11,2% dos entrevistados acreditam que Ibaneis volte ao cargo ainda este mês; 17,4% afirmaram que a volta do governador ocorra em abril, enquanto 25,5%
acreditam que ele ficará afastado definitivamente.


O instituto, também, quis saber da população:

“Quem você acha que foi o maior culpado pelos atos que aconteceram na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro?”

Entre as alternativas, a maioria dos entrevistados afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o maior responsável pelos atos violentos contra as sedes dos Três Poderes, com 25,4% das respostas.

Em segundo lugar, aparece a opção “nenhum culpado, pois não tinha como prever o
acontecido”, com 16,7% das respostas.

Em terceiro lugar, o culpado pelos atos antidemocráticos, foi o ex-ministro da justiça e ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, com 13,1%.

Já em quarto lugar, segundo a opinião dos entrevistados, a culpa é do atual ministro da Justiça Flávio Dino, com 12,8%, por ter ciência dos fatos, mas preferiu adotar uma atitude passiva ao invés de acionar as forças de segurança.

O governador Ibaneis Rocha recebeu 7,7% das respostas como culpado, enquanto o comando da PM e do Exército receberam 3,6% e 2,5% das respostas, respectivamente.

Do total ouvido, 15,9% dos entrevistados disse não saber responder (NSR).

Da redação Estrutural On-line

Reprodução autorizada somente com os créditos do jornalista, site e o link da matéria.

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.