Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Vídeos: incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília

Enquanto o fogo se alastra pela vegetação, uma enorme nuvem de fumaça é observada de várias regiões da capital


Fumaça do incêndio na FLONA vista na Cidade Estrutural - Foto: Francisco Gelielçon / Estrutural On-line

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília e mobiliza o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) desde o final da manhã desta segunda-feira (5/8). Enquanto o fogo se alastra pela vegetação, uma enorme nuvem de fumaça é vista de vários pontos da capital.

Cinco viaturas e a aeronave da corporação combatem às chamas. Até a última atualização desta reportagem, o tamanho exato da área atingida não havia sido informado.

Nesta segunda-feira (5/9), o Distrito Federal completou mais de quatro meses sem registrar chuvas. São 121 dias seguidos sem ocorrência de precipitações verificadas pela principal estação meteorológica do Inmet em Brasília, no Sudoeste.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta segunda é de temperatura máxima de 30°C e umidade relativa do ar mínima em 15%.

Fumaça do incêndio na FLONA (Mesmo parecendo ter adicionado alguma efeito na imagem, não há efeito nenhum) - Foto: Francisco Gelielçon / Estrutural On-line

Na tarde desse domingo (4/9), a umidade ficou abaixo de 12%. Como consequência, o Inmet emitiu alerta vermelho de perigo potencial. Nesta segunda, o instituto emitiu alerta laranja, sinalizando para riscos de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Os meteorologistas afirmam que o indicador e as altas temperaturas devem se manter nos mesmos níveis até o fim desta semana, o que aumenta riscos de incêndio florestais e exige atenção à saúde — especialmente de crianças, idosos e animais.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também atua na ocorrência e mobiliza esforços para o combate ao incêndio. O instituto conta com o auxílio da Brigada Nacional Wellignton Peres e com o apoio do CBMDF. “No momento, as condições do fogo e do clima na região são severas. Enquanto isso, as equipes da Unidade de Conservação Federal seguem mobilizadas para dar início ao combate até esta noite”, disse o órgão, em nota.


Para dias de baixa umidade, confira as recomendações:

— Beber bastante água;

— Evitar desgaste físico nas horas de tempo mais seco;

— Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

— Não produzir queimadas.

Por Marcus Rodrigues - Metrópoles

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.