Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Incêndio atinge região de comércio no Centro de Campinas; depósito de loja de calçados ficou destruído

Fumaça podia ser vista a quilômetros de distância na metrópole. Ninguém ficou ferido


Incêndio atinge lojas do comércio no Centro de Campinas — Foto: Sandra Regina da Silva

Um incêndio atingiu ao menos um comércio na região central de Campinas (SP) na manhã deste domingo (4). A fumaça podia ser vista a quilômetros de distância. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve feridos.

A ocorrência é na Rua Visconde do Rio Branco com a Avenida Campos Sales. Vias do entorno tiveram o trânsito bloqueado por cerca de quatro horas por conta do combate às chamas. O tráfego foi restabelecido às 11h, mas ainda com interdição parcial na Rua Visconde do Rio Branco durante a tarde.

Viaturas do Corpo de Bombeiros foram para o local por volta das 7h10, assim como Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Emdec, Sanasa e CPFL. A pedido dos bombeiros, a CPFL desligou a energia elétrica no entorno da região afetada. O serviço será restabelecido após o controle do incêndio.

O comandante dos bombeiros disse à EPTV, afiliada da TV Globo, que ao menos dois imóveis foram afetados, mas não se sabe se integram uma mesma loja. Um deles é um depósito, que ficou destruído.

Operação de combate ao fogo

  • 11 viaturas do Corpo de Bombeiros
  • 33 bombeiros no local
  • Houve combate aéreo às chamas
  • Sem vítimas
  • Ao menos dois imóveis afetados
  • Não se sabe o que provocou o início do fogo
  • 4 caminhões-pipa da prefeitura e da Sanasa foram usados

Uma das lojas incendiadas pertence a uma rede de calçados, a Baby, que tem a entrada de clientes na 13 de Maio. O gerente disse à reportagem que o fogo começou no depósito e os prejuízos ainda serão calculados.

Os bombeiros também entraram em outras lojas para fazer resfriamento de paredes e verificar se há danos. Ainda não se sabe o número de lojas afetadas pelo fogo, mas alguns comerciantes se preveniram e retiraram alguns produtos dos estabelecimentos.

Combate aéreo e controle das chamas
Segundo o comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, Luiz Fernando Baccin, uma viatura aérea deu apoio no combate e equipes no solo entraram nos imóveis para concluir o combate noo fim desta manhã.

"O incêndio começou entre as duas lojas e acabou afetando as duas.Sem vítimas, nenhum bombeiro machucado. A ocorrência, em termos operacionais, foi um sucesso. O que não foi queimado ficou sujo de fuligem, o proprietário vai ter que avaliar as condições de recuperação ou não do produto", disse o comandante.

Os locais foram avaliados preliminarmente pela Defesa Civil para avaliar danos na estrutura. Nesta segunda (5), vai haver uma nova verificação do local.

Perícia e rescaldo

Na tarde deste domingo, foi feita a perícia da Polícia Científica e o início do trabalho de rescaldo na área incendiada e no entorno.

"Na sequência, um engenheiro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo fará uma vistoria no prédio para verificar a necessidade de interdição das lojas vizinhas", disse a prefeitura, em nota.

Por Patrícia Teixeira, Júnia Vasconcelos e Wesley Justino, g1 Campinas e Região e EPTV

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.