Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Moradores se assustam com terremoto na madrugada do interior de Goiás

Tremor é considerado mediano para os padrões brasileiros e epicentro foi na zona rural de Estrela do Norte e atingiu também Mara Rosa



Moradores de Mara Rosa (GO) e Estrela do Norte (GO), a cerca de 380 km da capital goiana, se assustaram com um pequeno tremor de terra sentido durante a madrugada desta sexta-feira (15/4).

Um terremoto de 3.7 pontos na escala Richter ocorreu por volta das 5h45, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). O epicentro do tremor foi em um ponto da zona rural de Estrela do Norte, a noroeste da área urbana do município, quase na metade do caminho que liga até a cidade de Mutunópolis (GO).

“Para os padrões mundiais é pequeno, mas para os padrões brasileiros esse terremoto é considerado mediano”, explicou ao Metrópoles o chefe do observatório, o geofísico Marcelo Peres Rocha. O tremor durou cerca de dois segundos.

Histórico

Segundo o especialista, nos últimos 50 anos já foram identificados cerca de 30 tremores nessa região de Goiás, que coincide com o ponto da divisão entre os três blocos que formam a América do Sul.

“É como se tivesse quebrado um vaso e cola. Se forçar, a tendência é quebrar exatamente onde foi quebrado”, exemplificou o professor da UnB.

Sem danos

Esse tipo de terremoto que ocorreu em Estrela do Norte não tem potencial para grandes danos, mas isso depende de outros fatores, como a distância de construções e o epicentro do tremor.

“Depende da distância. Se (o epicentro) fosse exatamente abaixo de uma casa, poderia causar rachaduras. Mas considerando a distância para os centros urbanos, provavelmente não causou nada, só susto”, resumiu Marcelo Rocha.

No último sábado, um meteoro cruzou o céu de Goiás e a luz impressionante foi vista de diversas cidades na região central do estado. Testemunhas relataram que sentiram o chão tremer em algumas localidades, como em Anápolis. Mas não houve registros sismológicos.

Por Thalys Alcântara - Metrópoles

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.