Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Banco vaza 395 mil chaves PIX de não correntistas

Banco Central iniciou investigação sobre possível golpe, mas, em princípio, dados mais sensíveis não foram incluídos no vazamento


O Banese (Banco do Estado de Sergipe) informou nesta quinta-feira (30/9) ter detectado “consultas indevidas” a 395.009 chaves PIX de não correntistas (que provavelmente fizeram ou receberam transferências PIX de seus clientes). Trata-se de chaves do tipo número de telefone. Segundo a instituição, houve o vazamento, mas ele “não afetou a confidencialidade de senhas, histórico de transações ou demais informações financeiras” dos clientes.

Também nesta quinta, o Banco Central (BC) havia comunicado a ocorrência de um incidente de vazamento de dados que estavam sob a guarda e a responsabilidade do Banese em razão de falhas pontuais em sistemas do banco.

Uma investigação foi aberta e é possível que as informações tenham sido obtidas por meio de golpe. O Banese informou que está trabalhando com o BC na apuração e comunicação dos fatos.

Quem teve os dados vazados será notificado pelo banco, ainda segundo o comunicado.

O BC já adotou as ações para apuração do caso e vai aplicar sanções previstas pela regulação do PIX. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, diz a comunicação do BC.

Já o Banese recomendou que os clientes suspeitem de mensagens SMS ou em aplicativos enviadas por números desconhecidos e nunca cliquem em links enviados por esses números.

Por Raphael Veleda - Metrópoles

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.