Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Últimas notícias

latest

Banco vaza 395 mil chaves PIX de não correntistas

Banco Central iniciou investigação sobre possível golpe, mas, em princípio, dados mais sensíveis não foram incluídos no vazamento O Banese (...

Banco Central iniciou investigação sobre possível golpe, mas, em princípio, dados mais sensíveis não foram incluídos no vazamento


O Banese (Banco do Estado de Sergipe) informou nesta quinta-feira (30/9) ter detectado “consultas indevidas” a 395.009 chaves PIX de não correntistas (que provavelmente fizeram ou receberam transferências PIX de seus clientes). Trata-se de chaves do tipo número de telefone. Segundo a instituição, houve o vazamento, mas ele “não afetou a confidencialidade de senhas, histórico de transações ou demais informações financeiras” dos clientes.

Também nesta quinta, o Banco Central (BC) havia comunicado a ocorrência de um incidente de vazamento de dados que estavam sob a guarda e a responsabilidade do Banese em razão de falhas pontuais em sistemas do banco.

Uma investigação foi aberta e é possível que as informações tenham sido obtidas por meio de golpe. O Banese informou que está trabalhando com o BC na apuração e comunicação dos fatos.

Quem teve os dados vazados será notificado pelo banco, ainda segundo o comunicado.

O BC já adotou as ações para apuração do caso e vai aplicar sanções previstas pela regulação do PIX. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, diz a comunicação do BC.

Já o Banese recomendou que os clientes suspeitem de mensagens SMS ou em aplicativos enviadas por números desconhecidos e nunca cliquem em links enviados por esses números.

Por Raphael Veleda - Metrópoles

Nenhum comentário