Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Governador do AM vira réu por irregularidades em uso de verbas da pandemia


O Superior Tribunal de Justiça (STJ), aceitou por unanimidade, denúncia contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), transformando-o em réu. A Corte Especial concluiu que o chefe do excecutivo, Wilson Lima, cometeu crime com os recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19. Segundo investigação do Ministério Público Federal (MPF), existem fraudes nas licitações para compra de respiradores.

Além do governador, outras 15 pessoas responderão ao processo sob suspeita de estarem envolvidas nas irregularidades em uso de verba destinada à pandemia.  Entre as denunciadas estão os crimes de organização criminosa, peculato, fraude a licitações e pelo delito de embaraço às investigações. De acordo com a  Polícia Federal, os prejuízos ao cofres públicos chegam a R$ 2,2 milhões. 
 
Em denúncia, a subprocuradora Lindôra Araújo declarou que o governador do AM liderava as irregularidades. “Os elementos coligidos aos autos afiguram-se como lastro suficiente ao recebimento da inicial acusatória, demonstrando que, sob o comando do governador do estado, que coordenava a ação dos demais envolvidos, no contexto de enfrentamento da pandemia de covid-19, instalou-se, no estado do Amazonas, uma organização criminosa que tinha por objetivo a realização de fraudes em diversos procedimentos licitatórios e, assim, a obtenção de vantagens econômicas indevidas, em prejuízo ao erário”, evidenciou.

Em nota sobre a decisão, o governador Wilson Lima afirmou que as acusações "não têm fundamento e tampouco base concreta, como ficará provado no decorrer do julgamento".

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.