Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Randolfe e Marcos do Val batem boca após discussão sobre vacinação de presidiários

Você e as suas milícias, seja de rede social, seja de qualquer lugar, não intimidam nem a mim nem a algum membro dessa CPI”, disparou o vice-presidente da comissão


Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Marcos do Val (Podemos-ES) travaram discussão durante sessão da CPI da Pandemia nesta quinta-feira (8).

A CPI ouve hoje a ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato. Randolfe explorava a fala de Franciele sobre Elcio Franco ter mandado retirar pessoas em privação de liberdade (presidiários) do PNI, quando Marcos do Val interrompeu para dizer: “Mas os presos já estão em isolamento. Não tem que dar prioridade a preso, não.”

Randolfe rebateu dizendo que não acreditava que aquilo estava sendo dito. “Estou sendo interrompido por uma asneira absurda. Condenar pessoas à morte é o que eu ouvi aqui”. Depois, o vice-presidente da CPI elevou o tom de voz, irritado com a interrupção.

Em seguida, Randolfe e do Val bateram boca pedindo respeito um ao outro. “Me respeite você. Você e as suas milícias, seja de rede social, seja de qualquer lugar, não intimidam nem a mim nem a algum membro dessa CPI”, disparou Randolfe.

Elcio Franco acusado

O ex-secretário-executivo do Ministério teria ordenado Franciele a retirar presidiários do PNI. A servidora diz não recordar a data exata em que Elcio determinou a retirada. “O plano saiu no dia 16 de dezembro [de 2020]. Então, foi um pouco antes, na primeira quinzena de dezembro”, explicou.

A vacinação de pessoas privadas de liberdade deve ser priorizada junto a outros grupos porque, segundo especialistas, é grande a chance de rápida contaminação de membros do sistema carcerário — não apenas presos, mas também agentes penitenciários. Neste sentido, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) ressaltou: “Presidiário recebe visitas, recebe esposas, filhos, familiares… eles contaminados vão contaminar também as pessoas que estão em casa, inclusive suas famílias.”

Após a confirmação, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), comentou que seria importante a reconvocação de Elcio à CPI e disse ainda que o ex-secretário-executivo será indiciado ao final dos trabalhos da comissão. “Se tem alguém que não tenho duvida que deve constar como indiciados por esta comissão parlamentar de inquérito é este senhor.”

Por Por Willian Matos -  Jornal de Brasília

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.