Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Ibaneis implanta serviço de segurança pública na Estrutural

O projeto Área de Segurança Prioritária vai ficar na região por três meses para fazer um mapeamento detalhado de vulnerabilidades sociais, de desordens como falta de iluminação, carcaças de veículos abandonados, mato alto e criminalidade


A Secretaria de Segurança Público do Distrito Federal (SSP-DF) lançou, nesta terça-feira (22/6), o projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população por meio de serviços que contam com o apoio de diversos órgãos do governo, como Casa Civil, Administração Regional, Secretarias de Obras e da Mulher, CEB, DF Legal e as forças de segurança pública.

O projeto está sendo iniciado pela região administrativa de Estrutural. Ele deve ficar na região, por três meses. Neste período, os órgãos públicos vão mapear, de forma detalhada, as vulnerabilidades sociais da região, as desordens como falta de iluminação, carcaças de veículos abandonados, mato alto e ponto de criminalidade.

“Conseguimos verificar, no local, os elementos necessários para aplicação do projeto. Apesar das reduções ocorridas no DF em 2020, a Estrutural necessita de uma atenção diferenciada do setor público”, diz o titular da SSP-DF, Júlio Danilo.

A ASP também possibilitará a execução de um conjunto de ações com as forças de segurança, assim como também uma reavaliação das rotinas de emprego operacional que tem sido feito na região, observando, por exemplo, a estrutura e funcionamento de delegacias e batalhões que atuam na Estrutural.

Ainda no âmbito social, o projeto deverá realizar debates que busquem a prevenção à violência com atividades culturais voltadas para diferentes públicos, como cursos, palestras, serviços de carteiras de identidade e de trabalho, atendimentos jurídico e psicossocial e serviços relacionados à veículos e habilitação.

A estrutura da ASP foi montada na Praça da Juventude, em frente à Administração Regional da Cidade Estrutural.

Veja abaixo como foram divididas as ações da ASP:

  • Enfrentamento qualificado à criminalidade – com foco em ações policiais voltadas para redução de crimes;
  •  Prevenção à criminalidade – com ações preventivas para diferentes públicos como mulheres, crianças e adolescentes, e que poderão envolver outras secretarias, como de Justiça e de Desenvolvimento Social;
  • Defesa social, que atuará diretamente em ações e cuidados com público vulnerável, avaliação de riscos sociais e ambientais, entre outras ações.

Da redação Estrutural on-line


Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.