Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

GDF emite RG para moradores da Estrutural; primeira via é gratuita

Serão emitidas diariamente, até o próximo dia 26, sessenta carteiras de identidade à população; ação faz parte do programa Área de Segurança Prioritária da Secretaria de Segurança Pública


O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou o programa Área de Segurança Prioritária (ASP), na região administrativa de Estrutural. O programa, que é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, deve ficar na região por três meses. O objetivo da iniciativa é levar qualidade de vida à população por meio de serviços públicos.

Um desses serviços está sendo ofertado pelo Instituto de Identificação (II), da Polícia Civil do DF (PCDF), que, diariamente, irá emitir cerca de 60 carteiras de identidades para moradores da região. O documento será ofertado de forma gratuita, na tenda montada para receber a ASP, localizada em frente da Administração Regional, e funciona das 9h às 13h.  

“Serão disponibilizadas 150 vagas para agendamento, também no PIB do Cruzeiro, para aqueles que não conseguirem solicitar o documento no local. Importante lembrar que a primeira via da carteira de identidade no Distrito Federal é gratuita. Ou seja, independente do cidadão ter identidade em outra Unidade da Federação, terá gratuidade da primeira via no DF”, diz o chefe da Seção de Operações Papiloscópicas Externas da PCDF, Venceslau Franco.

Já para quem precisa fazer a segunda via, há uma taxa de R$ 42, além da documentação necessária. Agora, se a pessoa se enquadrar dentro do perfil – veja abaixo – ele poderá solicitar a isenção da taxa para a retirada da segunda via.

Os atendimentos são feitos no ônibus II da ASP, que tem capacidade para atender até quatro pessoas simultaneamente, mas devidos aos protocolos de distanciamento, haverá dois guichês em funcionamento.

Isenção de taxa será permitida nos seguintes casos: 

  • Deficientes, independentemente de rendimentos;
  • Pessoas carentes, uma única vez, caso a renda mensal não seja superior a um salário mínimo;
  • Quem teve o documento roubado, desde que tenha sido instaurado inquérito policial após o registro da ocorrência;
  • Idosos, quando for necessária a impressão da expressão Maior de 65 anos;
  • Aqueles que tiveram a carteira de identidade expedida com erro de transcrição de dados ou de digitação.

Da redação Estrutural on-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.