Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Cidade Estrutural ganha 16 novos papa-lixos

Equipamentos instalados em pontos estratégicos inibem o descarte irregular nas ruas e levam mais conforto, saúde e segurança para os moradores


A cidade que cresceu em volta do antigo lixão da Estrutural, que chegou a ser considerado o maior da América Latina até o seu fechamento, está cada vez mais organizada. O Governo do Distrito Federal (GDF), empenhado em levar dignidade à população, instalou 16 papa-lixos em diversos pontos da região, aproximando os moradores de equipamentos que garantem o descarte correto de lixo.

O papa-lixo é o nome popular dado para a estrutura, composta de um contêiner semienterrado que possui uma tampa exterior por onde é descartado o lixo. Diariamente, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) esvazia as estruturas com a ajuda de um guindaste, que suspende o contêiner e esvazia o conteúdo na caçamba de um caminhão coletor de lixo.

“O papa-lixo trouxe mais organização. Aqui apareciam muitos insetos e ratos, além de pessoas que vinham catar coisas”
Eliane Dias Sobrinho, dona de casa

A praça da Quadra 4, localizada no Setor Leste da Estrutural, recebeu um dos papa-lixos que foram instalados na região pelo SLU. O local possui também um ponto de encontro comunitário (PEC), uma quadra poliesportiva e um parquinho infantil e, antes da chegada do equipamento, era conhecido pelo acúmulo de lixo descartado irregularmente.

A dona de casa Eliane Dias Sobrinho, 38 anos, mora há duas décadas em uma casa próxima à praça e convivia com a desorganização e os perigos sanitários que o lixo trazia para ela e sua família. “O papa-lixo trouxe mais organização. Aqui apareciam muitos insetos e ratos, além de pessoas que vinham catar coisas”, conta.

Com o objetivo de incentivar o descarte correto de lixo e, assim, manter as ruas mais limpas, a Administração Regional do Scia/Estrutural e o SLU fizeram um mapeamento dos pontos mais críticos da cidade, e nesses locais foram instalados os papa-lixos. “Era a cidade do lixão, e hoje ela está sendo transformada. Os equipamentos inibem que as pessoas joguem lixo no chão e conscientizam a população”, pontua a administradora regional, Vânia Gurgel.

O descarte correto do lixo nos equipamentos disponibilizados pelo SLU resulta em ruas mais limpas, melhorando a vida das pessoas, como ressaltado pela administradora: “Quem ganha é a comunidade, com uma cidade mais organizada, e esse é o nosso objetivo. O intuito da nossa gestão, junto com o governador Ibaneis Rocha, é dar dignidade para a população da Estrutural”.

POR FLÁVIO BOTELHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.