HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin
Banner-DFlash

Últimas notícias

latest
Banner-armaz-m-dos-m-veis

Hemocentro de Brasília está com estoque de sangue baixo; veja como doar

Em razão da pandemia de covid-19, o estoque de sangue de quase todos os hemocentros do país estão em situação crítica. Como as pessoas deixa...


Em razão da pandemia de covid-19, o estoque de sangue de quase todos os hemocentros do país estão em situação crítica. Como as pessoas deixaram de sair de casa, as doações foram comprometidas. No Distrito Federal foi lançando uma campanha, a ‘Sangue é vida’, que será coordenada pela secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia, e tem como objetivo incentivar os funcionários do Governo do DF a doar sangue.

Mas a doação não é restrita apenas aos funcionários públicos. Toda sociedade, desde que correspondam com os critérios estabelecidos, podem doar. Para isso, é preciso agendar o dia da doação. Como o Hemocentro de Brasília está funcionando sob um protocolo de segurança contra a covid-19, as doações estão sendo feitas exclusivamente por meio de agendamento que pode ser feito pelo site ou pelo telefone 160, opção 2.

“As pessoas só devem sair de casa para o essencial, e precisamos ter consciência de que doar sangue é essencial, porque não existe nada que possa substituí-lo. Neste momento de pandemia, como a demanda por sangue não diminuiu, é importante que as doações também não diminuam”, explica a presidente da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Bárbara Simões.

Como doar

Qualquer pessoa com idade acima de 16 anos e abaixo de 59 anos pode doar. É preciso ter cerca de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Também precisa estar bem alimentado e não pode ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. É aconselhável ingerir bastante água 24 horas antes de doar e também é obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto.

As pessoas que queiram doar, mas passaram recentemente por alguma cirurgia ou algum tipo de endoscopia, ou tenha ficado doente e/ou fez uso de medicamentos recentemente, devem consultar o site do Hemocentro para saber se está impedido de doar.

Por redação Estrutural On-line

Nenhum comentário