Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

GDF planeja comprar 4 milhões de doses da vacina russa

A aquisição deverá ser feita junto com outros estados e as doses podem chegar já nos próximos dias; segundo o vice-governador, Paco Britto, as negociações estão bem avançadas 


O Governo do Distrito Federal (GDF) está junto com outros estados que compõem o Consórcio Brasil Central (BrC) tentando adquirir doses da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V. De acordo com o governo, a expectativa é que o consórcio consiga comprar 28 milhões de doses, sendo que 4 milhões viriam para o DF.

Por sua vez, o GDF já se prepara par receber os imunizantes. Em entrevista à imprensa local, o vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), disse que as compras estão “bem avançadas” e que a qualquer momento ela poderá ser concretizada.

Antes, será preciso haver, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma autorização liberando a vacina russa em solo brasileiro. O Supremo Tribunal Federal (STF) já permitiu que o estado do Maranhão faça comprar direta de vacinas, porém, tratou-se de caso específico para esse estado, agora, o GDF vai à Justiça para reivindicar a mesma condição para a capital federal.

Segundo Britto, o governo vai à Procuradoria do Distrito Federal (PGDF) para que a decisão do STF sobre a importação excepcional e temporária da Sputnik V, concedida ao estado do Maranhão, seja estendida também ao Consórcio Brasil Central.

“Uma vez que hoje chegaram os quantitativos mensais que serão recebidos pelo BrC (Consórcio Brasil Central), já incluindo todos os detalhes quanto ao cronograma de entrega dos lotes com as doses para cada unidade da federação consorciada”, disse, em nota, o BrC.

Os outros estados que fazem do BrC e devem receber a Sputnik V serão Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.