Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Distritais pedem em carta que GDF faça compra direta de vacinas contra covid-19

Foto retirada do google

Os 24 deputados distritais que compõe a atual legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) assinaram um manifesto, na última sexta-feira (19/3), pedido ao governador Ibaneis Rocha (MDB) que faça a compra direta de doses da vacina contra a covid-19. O pedido veio após os parlamentares chegarem num acordo de que os casos da doença na capital federal têm aumentado desde setembro do ano passado.

No manifesto, os distritais pedem que o governo não fique dependente apenas do repasse de vacinas por parte do Ministério da Saúde – que tem feito essa distribuição através do Plano Nacional de Imunização (PNI) – mas que procure viabilizar a compra direta de vacinas junto a laboratórios produtores. A vacina russa, por exemplo, a Sputnik V, que está sendo exportada para países da América Latina, está sendo produzida em um laboratório farmacêutico instalado no parque industrial da região administrativa de Santa Maria.

Os distritais lembram que a experiência de outros países mostra que a única forma de recuperar a rotina social e econômica de antes de pandemia só é possível com a vacinação em massa da população. “Vemos que a vacinação massiva da população, como a experiência de outros países tem demonstrado, é a única alternativa viável para a retomada sustentável da economia, atenuando, no médio prazo, a necessidade de distanciamento social e a decretação de lockdowns”, diz o manifesto.

Em outro trecho, os distritais argumentam que a compra se faz necessária já que outros estados da Federação estão fazendo o mesmo para vacinar sua população, uma vez que as doses do Ministério da Saúde têm sido insuficiente para a vacinação em massa.

“O Distrito Federal, contudo, já distribuiu cerca de 90% de todas as doses de vacina recebidas do Ministério da Saúde, o que demonstra que o gargalo na velocidade da vacinação não se encontra no Governo Distrital. Todos os Estados da Federação têm enfrentado o mesmo problema”, dizem os distritais signatários do manifesto.

Veja aqui o manifesto na íntegra.

Por redação Estrutural on-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.