Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

šŸŽ„Defesa Civil orienta para correta instalaĆ§Ć£o de enfeites natalinos


A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada Ć  Secretaria de SeguranƧa PĆŗblica (SSP/DF), faz uma sĆ©rie de orientaƧƵes quanto a correta instalaĆ§Ć£o de enfeites natalinos em Ć”reas internas e externas de residĆŖncias. O objetivo Ć© reduzir riscos de choques elĆ©tricos e incĆŖndios.

O consumidor deve estar atento jĆ” no momento da compra dos enfeites natalinos. Verificar se o produto possui certificaĆ§Ć£o do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estĆ” entre as prioridades.

“Em caso de iluminaĆ§Ć£o, prefira lĆ¢mpadas LED. AlĆ©m da economia na conta de energia, nĆ£o aquecem como as antigas lĆ¢mpadas incandescentes. DĆŖ preferĆŖncia aos produtos com tomadas de trĆŖs pinos, pois possuem aterramento e, assim, previnem possĆ­veis choques. Antes de levar, teste o produto e, para maior seguranƧa, exija nota fiscal”, orienta o engenheiro civil e Coordenador de OperaĆ§Ć£o da Defesa Civil do DF, Tenente-coronel Rossano Bohnert.

Caso o produto jĆ” tenham sido usado em anos anteriores, Ć© necessĆ”rio fazer uma inspeĆ§Ć£o visual antes de ligĆ”-los na tomada, como explica o Coordenador. “Antes de colocar as decoraƧƵes elĆ©tricas nos locais definitivos, faƧa um teste em local seguro e longe de materiais combustĆ­veis como sofĆ”s, cortinas e tapetes. ApĆ³s os testes, Ć© importante limpar os enfeites elĆ©tricos, desconectados das tomadas, e deixĆ”-los por um ou dois dias em local arejado e seco, para que a poeira se dissipe e que fungos nĆ£o proliferem”.

Outro ponto destacado pelo Coronel Rossano Ć© nĆ£o sobrecarregar tomadas com adaptadores e benjamins (“tĆŖs”), pois fazer mais de uma ligaĆ§Ć£o em uma tomada pode aquecer o sistema elĆ©trico, aumentam os riscos de queimar os aparelhos ou atĆ© curto-circuito.

“Ɖ importante desligar os enfeites elĆ©tricos antes de dormir e quando nĆ£o tiver ninguĆ©m em casa, evitando assim que eles aqueƧam e atĆ© para evitar possĆ­veis curtos-circuitos. Em caso de acidentes, o Corpo de Bombeiros (193) deverĆ” ser acionado imediatamente”.

Os produtos instalados em Ć”reas externas devem ser exclusivos para esses ambientes, pois deverĆ£o suportar ventos e chuvas. Ao final do perĆ­odo de festas, antes de guardar os enfeites, Ć© importante fazer uma inspeĆ§Ć£o e verificar o que merece ser guardado ou descartado. “Inspecione visualmente, limpe tudo e acondicione nas caixas originais. Descarte o que estiver danificado”, finaliza Rossano.

šŸŽ„RecomendaƧƵes:

šŸ›‹️NĆ£o deixar a Ć”rvore de natal prĆ³xima Ć  cortinas, sofĆ”s, tapetes e guarda-roupas, pois sĆ£o materiais de fĆ”cil combustĆ£o;

šŸ›️Desligar o pisca-pisca e outras decoraƧƵes elĆ©tricas quando sair de casa ou dormir. Antes de instalĆ”-los, verifique se apresentam boas condiƧƵes e se nĆ£o hĆ” fios desencapados;

šŸ’”DĆŖ preferĆŖncia Ć  lĆ¢mpadas LED;

šŸ‘§šŸæšŸ§’šŸ¼Cuidado com as crianƧas! Geralmente elas sĆ£o atraĆ­das pelos enfeites e, ao tocarem a decoraĆ§Ć£o, correm risco de levar choque.

Por Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Nenhum comentƔrio

Agradecemos pelo comentƔrio.