Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Estrutural: Estudantes sofrem com a falta de abrigos

Após receber uma denuncia de um morador da Estrutural, a redação do Guardian Notícias foi atrás para verificar quais os problemas que atingem a comunidade. De acordo com as reclamações dos habitantes, os estudantes das escolas públicas que moram no local sofrem diariamente com a falta de um local adequado para pegar o transporte escolar.

A equipe da redação decidiu passar uma manhã de chuva na cidade e saber de fato, qual era a maior dificuldade dos estudantes. E foi constatado que crianças e adolescentes se arriscam em locais improvisados para embarcarem nos veículos escolares.

Depoimento: Moradora da cidade, M.D.S, que tem receio de se identificar, diz que a situação se arrasta a mais de quinze anos. “Desde quando as crianças começaram a usar os escolares, eles nunca tiveram nenhum lugar para se proteger do sol e da chuva”, explicou.

Outra questão reclamada por M é com relação a segurança dos estudantes. “Como não existe um lugar certo para aguardar os ônibus, nós temos que esperar na beira da pista, ou no estacionamento restaurante comunitário, e isso é muito perigoso”, conclui.

As condições climáticas também viram vilões na história. A dona de casa V.L.C, que todo dia vai deixar e buscar seu filho no ponto de ônibus, reclama dos riscos que seu filho corre ao descer do ônibus escolar. Pior ainda, segundo ela, é o sol forte e a chuva. "Meu filho já teve que ir para a escola molhado. Na época da chuva é uma correria só", finaliza.

Galpão: O mais interessante nessa história, é que atrás da Administração Regional da Estrutural, existe um galpão que atualmente se se encontra vazio. Mas o lugar já chegou a abrigar cerca de 100 crianças para a espera do transporte escolar. Eis a pergunta que não quer calar – Porque não reformaram o espaço para abrigar as crianças nos dias de sol e chuva? Se já há um local para ser realizada esta tarefa, o que falta?

Há um ano, para ajudar nos recursos das construções de mais abrigos para a Estrutural, o deputado distrital Agaciel Maia (PTC), encaminhou uma emenda de R$150 mil para a administração.

O distrital confirmou ainda que realmente foi liberada a verba, porém, cabe a Administração da Estrutural a execução das obras. “Fiquei sabendo dessa carência na cidade da Estrutural. Fiquei sensibilizado com o problema, e liberei a emenda. Agora cabe a o administrador da cidade fazer o que tem que ser feito” concluiu o parlamentar.

Explicações: Procurado pelo Guardian Notícias, o Departamento de Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), explicou por meio de sua assessoria de imprensa, que foram implantados na Cidade Estrutural 15 abrigos no fim de 2012, somando-se aos 18 já existentes. A localização desses abrigos é determinada em comum acordo com a administração local, consultando-se ainda, o Comitê de Transporte da região (se já tiver sido instituído), do qual a comunidade é convidada a participar e levar suas demandas e sugestões.

Ainda de acordo com o órgão, dois processos seguem em análise no setor de licitação. Um para reforma de abrigos (cerca de 3.000) e outro para construção de novos abrigos (mais 1.500). Estes dois processos atenderão a todas as regiões administrativas, incluída a Cidade Estrutural.

Já a Administração Regional da Estrutural (SCIA), não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: Guardian DF
Por Nayara Ribeiro http://www.guardiandf.com.br/index.php/guardian-mobile/item/9409-estrutural-estudantes-sofrem-com-a-falta-de-abrigos

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.