Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

12 Anos de dedicação às crianças da Estrutural

Consciente do seu dever como cidadã, de oferecer mais que sobrevivência para os moradores da Cidade Estrutural-DF, a professora de música, Rejane Pacheco, se dispôs a investir tempo e dinheiro no suprimento cultural de um grupo de crianças, adolescentes e jovens da cidade. No segundo semestre de 2001, ela reuniu um grupo de 22 componentes para desenvolver o ensino teórico e prático de música na área de canto-coral e instrumentos diversos. Com a ajuda de empresas privadas e voluntários, Rejane Pacheco conseguiu doações para a compra de instrumentos musicais, equipamentos e materiais didáticos para que o grupo pudesse desenvolver atividades culturais e sócio-educativas.
Surge então o "INSTITUTO RECICLANDO SONS", nome que vem de um trocadilho, exatamente porque a Estrutural foi iniciada praticamente sobre um dos principais aterros sanitários de Brasília, onde a principal atividade é a exploração de restos de lixo para a reciclagem. Atualmente atende 150 alunos nas seguintes formações: cultural, educacional e profissionalizante.
Desde 2001, o Instituto Reciclando Sons (IRS) assiste a crianças, adolescentes e jovens com faixa etária a partir de seis anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social , em conformidade com a "Tipificação de Serviços Socioassistenciais", assegurando a construção de um espaço de convivência saudável, contribuindo para formação e participação cidadã, desenvolvendo o protagonismo social dos indivíduos, assim como o fortalecimento e a autonomia de crianças, adolescentes e jovens para o futuro.
Contando com uma ação educacional e artística, que envolva a integração de diferentes grupos sociais existentes, o Instituto Reciclando Sons, por meio da valorização da diversidade cultural, coopera com a redução de preconceitos culturais e sociais, permanece na busca incessante do protagonismo social dos indivíduos por ele atendidos. Tendo por ambição otimizar a efervescência artística aflorada em comunidades que se encontram desprovidas de formação cultural e negligenciadas em todo seu potencial cultural e artístico.
O Instituto Reciclando Sons acredita no ideal de Igualdade, Fraternidade e Humanidade, portanto, segue suas metas com obstinação e entusiasmo. Para suas ações tem um convênio com o Instituto Bancobrás e o patrocínio da empresa Memora e dos comitês SOS Cidadania e CD- Cidadania.



















Estrutural On Line
Por: Rejane Pacheco de Carvalho

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.