Fenômeno climático de rápida formação provocou estragos em estruturas, derrubou postes e colocou o Rio Grande do Sul em alerta máximo para novas tempestades
![]() |
| Reprodução/Redes sociais |
Um tornado de curta duração foi registrado na manhã desta quinta-feira (12) em Pelotas, no sul do país, após uma série de tempestades atingirem a região. A confirmação foi feita pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual, que identificou o fenômeno no bairro Fragata por volta das 10h45.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), coletados na estação instalada no campus da Universidade Federal de Pelotas, apontaram rajadas de vento que chegaram a 75 km/h durante o temporal. A passagem do tornado foi filmada por moradores, que compartilharam as imagens nas redes sociais.
Apesar de ter ocorrido rapidamente, o evento causou prejuízos. Uma oficina mecânica teve parte da estrutura comprometida, enquanto postes, galhos de árvores e outros objetos foram derrubados em diferentes áreas do município. Até o momento, não há informações oficiais sobre feridos.
Estado sob risco elevado de tempestades
O episódio acontece em meio a um alerta vermelho — nível que indica “grande perigo” — emitido pelo Inmet para o Rio Grande do Sul. O aviso começou ao meio-dia desta quinta-feira e permanece válido até as 23h.
Ao todo, 185 cidades das regiões Sudoeste, Centro Ocidental, Sudeste, Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental e Noroeste do estado podem ser afetadas. A previsão inclui chuvas intensas, que podem ultrapassar 60 milímetros por hora ou 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos superiores a 100 km/h e possibilidade de granizo.
As autoridades alertam para o risco de destelhamentos, interrupções no fornecimento de energia, prejuízos agrícolas, quedas de árvores, alagamentos e impactos no tráfego em rodovias.
Recomendações de segurança
A Defesa Civil orienta que moradores desliguem aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia durante as tempestades. Também é recomendado proteger documentos e itens importantes contra possíveis enxurradas.
Em situações de perigo iminente, a principal orientação é buscar abrigo seguro e evitar permanecer em áreas abertas. Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.