Dinheiro foi recuperado após tentativa de ocultação enquanto agentes cumpriam mandados ligados a investigação sobre recursos previdenciários
![]() |
| Polícia Federal |
Uma operação da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (11) teve um episódio inusitado em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, uma mala recheada de dinheiro foi arremessada do 30º andar de um edifício. No interior do objeto, os agentes encontraram R$ 429 mil em espécie.
De acordo com os investigadores, a tentativa de se desfazer do montante ocorreu no momento em que a equipe policial chegava ao apartamento ligado a alvos da terceira etapa da Operação Barco de Papel. Parte das notas se espalhou pela área externa do prédio, mas foi rapidamente recolhida pelos agentes.
Além do dinheiro, a ação resultou na apreensão de dois carros de luxo, celulares e uma série de documentos considerados relevantes para o andamento das apurações.
A operação busca rastrear e recuperar valores que, segundo a Polícia Federal, podem ter sido escondidos após o avanço das investigações sobre um suposto esquema de crimes financeiros envolvendo a gestão de recursos da Rioprevidência.
Esta fase da ofensiva policial ocorre poucos dias depois da prisão do ex-presidente do órgão, Deivis Marcon Antunes. Para os investigadores, há indícios de que ele e pessoas próximas teriam tentado ocultar patrimônio, eliminar arquivos digitais e retirar documentos que poderiam servir como prova.
As apurações também se concentram em investimentos feitos pela Rioprevidência em Letras Financeiras emitidas pelo Banco Master, posteriormente liquidado pelo Banco Central. Entre novembro de 2023 e julho de 2024, cerca de R$ 970 milhões teriam sido aplicados na instituição.
Segundo a PF, os títulos apresentavam elevado grau de risco, não eram cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos e não se alinhavam ao perfil mais conservador esperado de um fundo previdenciário. As investigações continuam para esclarecer responsabilidades e dimensionar possíveis prejuízos.
Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.