Um novo levantamento de intenção de voto para o Palácio das Esmeraldas indica vantagem expressiva do vice-governador Daniel Vilela na disputa pelo Governo de Goiás. Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Instituto Paraná Pesquisas, ele aparece na frente com 39,3% das preferências no cenário estimulado.
Na segunda colocação surge o ex-governador Marconi Perillo, com 24,4%, abrindo uma diferença de quase 15 pontos percentuais em relação ao líder. A deputada federal Adriana Accorsi aparece em terceiro lugar, com 12,9%, seguida pelo senador Wilder Morais (9,2%) e pelo vereador Telêmaco Brandão (1,1%).
O avanço de Daniel Vilela ocorre em um contexto de transição política no estado, já que o atual governador Ronaldo Caiado deve se desincompatibilizar do cargo em 2026 para disputar a Presidência da República. Com isso, o vice-governador ganha força como principal nome da base governista.
Alto número de indecisos na pesquisa espontânea
Quando os entrevistados não recebem uma lista de nomes, o cenário fica mais indefinido. Daniel Vilela e Ronaldo Caiado aparecem empatados, com 9,2% das menções espontâneas. Marconi Perillo é lembrado por 2,8%, enquanto Wilder Morais atinge 1,1% e Adriana Accorsi, 0,6%. A maioria dos eleitores (70,2%) ainda não sabe em quem votaria ou preferiu não opinar.
Rejeição: Marconi lidera índice negativo
O estudo também avaliou o grau de rejeição dos pré-candidatos. Nesse recorte, Marconi Perillo é o nome com maior resistência entre os eleitores, citado por 39,2% dos entrevistados como alguém em quem não votariam de forma alguma. Adriana Accorsi aparece na sequência, com 24,4%, seguida por Wilder Morais (13%). Daniel Vilela registra rejeição de 10,3% e Telêmaco Brandão, de 9,7%.
Cenário para o Senado: Gracinha Caiado aparece na frente
A sondagem também projetou a disputa pelas vagas ao Senado. A primeira-dama Gracinha Caiado lidera o cenário estimulado, com 36,1% das intenções de voto.
Na sequência aparecem o deputado Gustavo Gayer (21,1%), o senador Vanderlan Cardoso (19,7%) e o vereador Major Vitor Hugo (19%). Também foram citados Gustavo Mendanha (15,6%), o deputado Dr. Zacharias Calil (14,3%), o senador Jorge Kajuru (13%), Alexandre Baldy (12,6%) e o deputado Rubens Otoni (8,5%).
Metodologia
A pesquisa ouviu 1.510 eleitores entre os dias 2 e 5 de dezembro, em 73 municípios goianos. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.