![]() |
Bashar al-Assad - Estrutural On-line |
O ex-chefe de Estado da Síria, Bashar al-Assad, de 60 anos, sobreviveu a uma tentativa de envenenamento em Moscou, onde vive desde que deixou o poder. A informação foi divulgada pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).
De acordo com o órgão, o episódio ocorreu em junho, quando Assad apresentou sintomas graves de intoxicação e precisou ser internado em um hospital nos arredores da capital russa. Ele permaneceu em estado crítico por meses e recebeu alta apenas nesta segunda-feira (29). Atualmente, sua condição de saúde é estável.
Durante a hospitalização, as visitas foram restritas ao irmão, Maher al-Assad, e ao ex-secretário-geral de Assuntos Presidenciais, Mansour Azzam. O ex-governante se mantém sob forte esquema de proteção e não faz aparições públicas desde que recebeu asilo em território russo.
A suspeita levantada pelo OSDH é de que a ação teria o objetivo de constranger Moscou, levantando acusações de que o Kremlin poderia estar envolvido em sua morte. Até o momento, autoridades russas não comentaram o caso.
Assad foi deposto em dezembro do ano passado, quando forças insurgentes do grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS) assumiram o controle de Damasco. Desde então, o comando interino do país está nas mãos de Ahmed al-Sharaa.
No último dia 24, Sharaa discursou na Assembleia Geral da ONU, sendo o primeiro representante sírio a falar no plenário desde 1967. Em sua fala, destacou a luta contra a opressão e a união nacional diante das divisões internas.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.