![]() |
Reprodução/Redes Sociais |
Câmeras de segurança registraram a execução do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, morto a tiros na noite desta segunda-feira (15/9), em Praia Grande, litoral sul paulista.
As imagens revelam que o carro conduzido por Ferraz foi perseguido em alta velocidade logo após ele sair da sede da Prefeitura de Praia Grande, onde atuava como secretário de Administração. No vídeo, o veículo do ex-delegado colide com um ônibus ao tentar cruzar um trecho movimentado da cidade e capota em seguida.
Na sequência, três homens armados com fuzis descem do automóvel que acompanhava a perseguição e disparam diversas vezes contra o carro de Ferraz. Após o ataque, os criminosos retornam ao veículo e fogem. A principal suspeita recai sobre integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Trajetória marcada pelo combate ao crime organizado
Com mais de quatro décadas de atuação na Polícia Civil, Ruy Ferraz foi pioneiro nas investigações contra o PCC, quando chefiava a Delegacia de Roubo a Bancos do Deic, no início dos anos 2000. Sua atuação o tornou referência no enfrentamento à facção criminosa, que o teria incluído em uma lista de alvos a serem executados. Em 2019, Marcola, apontado como líder máximo do grupo, teria decretado sua morte após ser transferido para o sistema penitenciário federal.
Além da experiência prática, Ferraz possuía especializações em Administração Pública e participou de cursos internacionais sobre repressão ao tráfico e combate ao terrorismo, realizados na França e no Canadá.
Ele iniciou sua carreira em Taguaí, no interior paulista, e passou por diferentes unidades de destaque da Polícia Civil, incluindo o DHPP, o Denarc e o Decap. Também ocupou o cargo de delegado-geral de Polícia de São Paulo e atuou como professor universitário nas áreas de Criminologia e Direito Processual Penal, além de lecionar na Academia da Polícia Civil.
Desde janeiro de 2023, estava à frente da Secretaria de Administração de Praia Grande, onde permanecia até o momento de sua morte.
A Polícia Civil investiga o caso e busca identificar os autores do ataque.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.