![]() |
Estrutural On-line |
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (27/9) que determinou o envio de tropas para Portland, no estado de Oregon. A medida, segundo ele, tem o objetivo de enfrentar o que classificou como “terroristas domésticos” e proteger prédios federais, especialmente instalações ligadas ao Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
O anúncio foi feito em sua conta na rede Truth Social. Trump disse ter autorizado o uso de “força total, se necessário” e acusou o movimento Antifa de estar por trás de ataques contra estruturas federais na cidade.
De acordo com o republicano, a ordem foi dada a pedido da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, e encaminhada ao secretário de Defesa, Pete Hegseth, responsável por mobilizar o efetivo. Ainda não há confirmação sobre quando as tropas chegarão à cidade.
Resistência local
O prefeito de Portland, Keith Wilson, reagiu ao anúncio e rejeitou a presença de militares federais. “Como outros prefeitos em todo o país, não pedi e não preciso de intervenção federal”, afirmou. Ele defendeu que sua administração garante o direito à manifestação, embora tenha reconhecido episódios de violência e depredação.
Protestos recorrentes
Nos últimos meses, a cidade tem sido palco de manifestações contra o ICE, algumas marcadas por confrontos com policiais e depredação de prédios públicos. No início de setembro, um protesto exibiu até uma réplica de guilhotina, fato classificado pelo Departamento de Segurança Interna como “ato descontrolado”.
Trump, por sua vez, já havia dito que morar em Portland era como “viver no inferno” e prometeu reforçar a presença de tropas federais. Ele também estuda expandir a medida para outras cidades governadas por democratas, como Chicago, Nova York, São Francisco e Baltimore.
Expansão nacional
Desde meados deste ano, a Casa Branca tem autorizado operações semelhantes em diferentes regiões, incluindo Los Angeles, Memphis e Washington, D.C.. Trump alega que a iniciativa é necessária para restaurar a ordem e conter episódios de violência em áreas administradas pelo partido opositor.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.