![]() |
Foto: Divulgação/Seduh-DF |
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) apresentou à comunidade, nesta quarta-feira (24), o Plano de Intervenção Urbana (PIU) do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). O projeto prevê uma série de melhorias estruturais e urbanísticas, como a requalificação de calçadas, ciclovias e estacionamentos, além de medidas para diversificar o uso da área e incentivar o desenvolvimento econômico.
A audiência pública ocorreu no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), no SIA Trecho 2/3, e também foi transmitida pelo canal Conexão Seduh no YouTube. A proposta foi elaborada a partir de estudos técnicos, visitas de campo e consultas à população e à Administração Regional.
Propostas para dinamizar a região
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, explicou que o objetivo é tornar o SIA uma área mais dinâmica, indo além de sua vocação comercial e industrial. “O SIA praticamente não tem residências, é uma região muito voltada para empresas. Queremos dar vida à cidade e abrir espaço para outros usos, inclusive habitacionais”, afirmou.
O administrador regional do SIA, Bruno Oliveira, reforçou a importância do setor para a economia local, lembrando que a região é responsável por 57% do ICMS arrecadado no DF. “É fundamental criar melhores condições para quem empreende aqui, pois é onde se gera emprego e renda que retornam para o Distrito Federal”, destacou.
Entre as medidas apresentadas estão a criação de 57 novos estacionamentos, a implantação de 22 que nunca saíram do papel e a reforma de outros 252. Também está prevista a construção de calçadas acessíveis em áreas estratégicas e a ampliação da malha cicloviária, com a conexão da ciclovia da EPTG à rede existente no Guará.
Segundo a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades, Letícia Luzardo, o projeto busca otimizar o uso de áreas públicas, melhorar a acessibilidade e qualificar os espaços urbanos.
Alterações na Lei de Uso do Solo
Durante a audiência, também foi apresentada uma minuta de Projeto de Lei Complementar que propõe ajustes na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Entre as mudanças, está a possibilidade de permitir residências no Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), em áreas hoje voltadas quase exclusivamente a atividades industriais e comerciais.
Marcelo Vaz citou o exemplo do Park Sul, onde o uso misto já é realidade, e sugeriu que o mesmo pode ser replicado em grandes lotes do SIA, especialmente nas áreas próximas à EPIA.
Repercussão e próximos passos
O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), Ovídio Maia, elogiou a iniciativa. “Esse é um dos melhores projetos que a Seduh vem conduzindo. Identificar os problemas e propor soluções é essencial, porque a cidade é viva e precisa de dinamismo”, afirmou.
Os documentos técnicos e a minuta do projeto de lei estão disponíveis no site da Seduh, na seção de audiências públicas. As contribuições apresentadas pela população serão analisadas antes da versão final do PIU. Depois, o texto será submetido ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan) e, em seguida, encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.