Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Onça-parda Farofa, cuidada no Zoo de Brasília, será devolvida à natureza

Bethânia Cristina/Zoológico de Brasília

Após quase um ano de cuidados no Zoológico de Brasília, a onça-parda batizada de Farofa está pronta para retornar ao habitat natural. O animal havia sido resgatado em outubro de 2024, debilitado e sozinho, no município de Unaí (MG), pela Polícia Ambiental.

Na época, a filhote apresentava sinais de desidratação e fragilidade. Desde então, passou por um longo processo de reabilitação, acompanhado por biólogos, veterinários e zootecnistas, com o objetivo de preservar seus instintos de caça e reduzir ao máximo o contato com humanos.

De acordo com o diretor-presidente do Zoo, Wallison Couto, o trabalho foi fundamental para garantir que o felino tivesse condições de voltar à vida livre. “Farofa chegou bastante fragilizada, mas com dedicação técnica e cuidados intensivos, recuperou-se totalmente e agora está pronta para a etapa de readaptação ao ambiente natural”, destacou.

Vídeos divulgados pelo zoológico mostram a evolução da onça, desde os primeiros meses de vida até os dias atuais. Na semana passada, como parte das etapas finais da reabilitação, ela passou por exames e foi encaminhada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que acompanha a preparação para a soltura.

Segundo Couto, cada caso de reinserção representa uma conquista importante para a preservação ambiental: “Nosso compromisso é recuperar, proteger e devolver à natureza os animais que têm condições de viver em liberdade. Isso é essencial para manter o equilíbrio da biodiversidade”.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.