Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Ibaneis autoriza estudos para levar metrô ao Gama e a Santa Maria

Foto: Francisco Gelielçon / Estrutural On-line

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou nesta sexta-feira (19/9) a ordem de serviço que dará início ao estudo técnico e ambiental da futura Linha 2 do Metrô-DF. O anúncio foi feito durante visita às obras de expansão da Linha 1, no Ramal Samambaia.

Segundo Ibaneis, a nova linha atenderá regiões com grande demanda por transporte coletivo. “Assinamos a ordem de serviço para os estudos que vão viabilizar a expansão do metrô em Santa Maria e Gama, beneficiando também o Entorno, que terá um ponto de integração. Sabemos que esse é um projeto de longo prazo, mas precisamos planejar agora para buscar recursos e garantir obras estruturantes para a cidade”, destacou.

O que prevê a Linha 2

De acordo com o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral Ribeiro, a proposta inicial prevê um trajeto de cerca de 50 quilômetros, partindo da Esplanada dos Ministérios e passando por Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro, ParkShopping, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria. “O próximo passo será a modelagem econômica para definir como viabilizar esse investimento”, explicou.

O dirigente também informou que está em andamento o processo de compra de 15 novos trens. “Realizamos a audiência pública e, até o fim do ano, pretendemos lançar o edital de licitação. Esse reforço será essencial para a modernização do sistema e para as expansões previstas, inclusive em Ceilândia”, afirmou.

Novos serviços no metrô

Durante a visita, Ibaneis também anunciou a instalação de unidades médicas em algumas estações. As paradas 106, 108 e 110 Sul, além da Estação ParkShopping, receberão serviços de fisioterapia, odontologia e atendimento à comunidade. A iniciativa será conduzida pela Secretaria de Saúde. “O metrô é o transporte mais acessível para pessoas com deficiência, e esses serviços vão facilitar ainda mais a vida da população”, disse o governador.

Expansão da Linha 1

Além da Linha 2, o governo acompanha de perto a ampliação do trecho de Samambaia. O projeto prevê a construção de 3,6 quilômetros adicionais de via, duas novas estações com 7 mil m² cada, três viadutos e quatro passarelas aéreas. As estações ficarão próximas à UPA de Samambaia e ao Centro Olímpico, sendo este último o novo ponto final da linha.

As obras estão a cargo do Consórcio CG–JFJ e devem beneficiar entre 12 mil e 15 mil usuários diariamente. O investimento estimado é de mais de R$ 400 milhões, com prazo de execução entre dois anos e meio e quatro anos.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.