![]() |
| Foto: Francisco Gelielçon / Arquivo: Estrutural On-line |
O Distrito Federal e o estado de Goiás deram o primeiro passo para a criação de um consórcio destinado a administrar o transporte público do Entorno. O protocolo de intenções foi encaminhado nesta terça-feira (16/9) à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que deverá analisar a proposta.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) explicou que o documento com as diretrizes do consórcio foi apresentado junto a um pedido de adiamento do reajuste tarifário no Entorno, previsto para o dia 22 de setembro. A solicitação pede a prorrogação do aumento de 2,91% por mais 30 dias.
De acordo com o secretário do Entorno, Cristian Viana, o consórcio ainda depende de autorização da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A proposta prevê a gestão compartilhada dos contratos das empresas de ônibus que operam na região.
Com a nova estrutura, os governos do DF e de Goiás poderão definir valores de subsídio para reduzir o preço das passagens aos usuários. A expectativa é que cada ente aporte, anualmente, cerca de R$ 100 milhões.
“Ao criarmos um consórcio público, que terá funcionamento semelhante ao de uma autarquia, a ANTT poderá delegar a administração dos contratos. A partir daí, caberá aos dois governos gerir diretamente o transporte”, explicou Viana.
Embora a União não vá participar com repasses financeiros, o governo federal já deu anuência para a formação do consórcio.
Da redação Estrutural On-line


Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.