Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Umidade do ar abaixo de 12% acende alerta vermelho do Inmet em várias regiões do Brasil

Foto: Francisco Gelielçon / Estrutural On-line

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (22/8), um alerta vermelho devido aos baixos índices de umidade relativa do ar em várias regiões do país. O aviso, que representa “grande perigo”, vale para todo o Distrito Federal e áreas de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais e Bahia.

Segundo o órgão, os índices devem ficar abaixo de 12% durante a tarde, situação que aumenta o risco de incêndios florestais e pode afetar diretamente a saúde da população. O alerta entrou em vigor às 13h e segue até as 18h de hoje.

Regiões atingidas

Estão sob risco elevado: o leste, centro, norte e noroeste de Goiás; o extremo oeste baiano; o noroeste mineiro; as regiões oriental e ocidental do Tocantins; além do nordeste de Mato Grosso.

Alerta laranja em outras áreas

Além do aviso máximo, o Inmet também emitiu alerta laranja — que indica “perigo” — para outras regiões, onde a umidade pode variar entre 20% e 12%. Esse segundo aviso permanece até as 20h e inclui áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo, além dos estados já contemplados pelo alerta vermelho.

Riscos e recomendações

A baixa umidade traz risco de problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos e na garganta, além de potencial para crises de dor de cabeça e agravamento de doenças pulmonares.

O Inmet orienta a população a adotar medidas de prevenção, como:

ingerir bastante líquido;
evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes;
usar umidificadores de ar ou toalhas molhadas em ambientes fechados;
hidratar a pele com cremes e loções;
evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas e café, que são diuréticas.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.