O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu, na noite de sábado (9), Gabriel Vieira dos Santos, apontado como o homem que furtou a arma do cabo da Polícia Militar Johannes Santana, atingido por um disparo no pescoço durante uma ocorrência em Paraisópolis, zona sul de São Paulo, na última quinta-feira (7).
Segundo o Deic, com o suspeito foram encontrados a pistola do policial e uma lanterna. Ele foi levado à sede do departamento, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Ação que deixou PM ferido
As imagens da câmera corporal de Santana registraram toda a sequência da ocorrência. O policial, em uma motocicleta, perseguiu o suspeito até uma travessa na comunidade. Durante a abordagem, moradores se aproximaram e tentaram interferir, pedindo que o PM abaixasse a arma. No meio da confusão, o atirador — identificado como Kauan Alison Alves dos Santos, 20 anos — teria conseguido se posicionar próximo à cabeça do agente e disparado à queima-roupa.
O projétil atravessou o pescoço do policial, que caiu no chão e pediu socorro pelo rádio, relatando que havia sido baleado e que sua arma tinha sido levada. Apesar do ferimento, Santana conseguiu se levantar e buscar ajuda até a chegada de viaturas da Rotam, que o levaram ao hospital.
Estado de saúde
O cabo Santana recebeu alta nesta sexta-feira (8), após exames confirmarem que o tiro não atingiu órgãos vitais. O disparo transfixou a região, causando apenas a fratura de uma pequena vértebra, sem comprometer os movimentos.
Outras prisões e buscas
Na sexta-feira (8), outro homem foi detido dentro de Paraisópolis por participar da ação, embora não tenha sido identificado como um dos dois principais procurados. De acordo com a PM, ele teria incitado a multidão contra os agentes, dificultando a captura do atirador. Com ele, foram apreendidos seis celulares, uma arma e munições — que não eram da pistola subtraída do cabo.
A Polícia Militar segue em busca de Kauan Alison Alves dos Santos, que possui histórico de crimes por roubo desde a adolescência e foi flagrado nas imagens atirando contra o policial.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.