![]() |
Arte Estrutural On-line |
Israel anunciou nesta segunda-feira (25/8) que vai rebaixar o nível de suas relações diplomáticas com o Brasil, depois de o governo brasileiro não responder ao pedido de indicação do novo embaixador israelense em Brasília.
A decisão foi comunicada pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel e repercutida pelo jornal The Times of Israel. De acordo com a chancelaria, o agrément solicitado para a nomeação de Gali Dagan — que já representou o país na Colômbia — foi ignorado por meses pelo Itamaraty. Com isso, o governo israelense optou por retirar a indicação.
“Após o Brasil, excepcionalmente, não se pronunciar sobre o pedido de agrément do embaixador Dagan, Israel decidiu retirar a solicitação. A partir de agora, as relações bilaterais passam a ser conduzidas em um nível inferior”, destacou a nota oficial.
Desde 12 de agosto, a embaixada de Israel em Brasília está sem titular. O posto ficou vago com a aposentadoria de Daniel Zonshine, que havia assumido a função em 2021.
A indicação de Dagan ocorreu em janeiro, mas não avançou diante do esfriamento das relações entre os dois países. O impasse é reflexo de divergências políticas recentes, incluindo críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à condução de Israel na guerra contra palestinos na Faixa de Gaza.
Até o momento, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil não se manifestou sobre a medida adotada por Israel.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.