Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Goiás reforça vigilância e prevenção contra o sarampo após casos no Tocantins

Foto: SES-GO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) intensificou ações preventivas e de monitoramento contra o sarampo, especialmente em municípios do norte goiano e no Entorno do Distrito Federal, após a confirmação de 42 casos da doença no Tocantins.

Embora não haja registros da enfermidade em Goiás desde 2020, a pasta emitiu nota técnica às prefeituras com orientações sobre vacinação, isolamento de pacientes e rastreamento de suspeitos. Também recomendou a coleta e o envio de amostras ao Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen).

Atualmente, o Brasil registra casos confirmados de sarampo no Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, além de investigações em andamento em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo autoridades tocantinenses, todos os pacientes infectados tiveram contato com viajantes vindos de países onde o vírus circula, e nenhum havia sido vacinado.

O Ministério da Saúde já havia emitido, em 25 de julho, um alerta nacional sobre o risco de reintrodução do sarampo, solicitando reforço nas campanhas de imunização e na vigilância epidemiológica.

Áreas monitoradas

A SES concentra atenção especial em 17 municípios que fazem divisa com estados vizinhos. Oito deles estão na fronteira com o Tocantins — São Miguel do Araguaia, Novo Planalto, Porangatu, Montividiu do Norte, Minaçu, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos. Os outros nove ficam na divisa com o Distrito Federal — Padre Bernardo, Planaltina, Formosa, Cristalina, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás.

Romaria do Muquém

Entre as medidas, também está o monitoramento da Romaria de Muquém, tradicional festa religiosa em Niquelândia que vai até 15 de agosto e deve reunir mais de 500 mil fiéis. Por causa da proximidade com o Tocantins, o evento entrou no plano estratégico da SES.

O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) elaborou um plano de ação que prevê vigilância diária nas unidades de saúde da região, coleta de dados sobre casos suspeitos e distribuição de medicamentos e insumos. Uma unidade móvel, conhecida como Van da Vacina, está disponível para reforçar a imunização, enquanto o Samu 192 Regional ampliou a capacidade de atendimento.

Além do sarampo, o trabalho inclui atenção redobrada para outras doenças respiratórias comuns neste período.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.