Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Goiás estende vacinação contra HPV para jovens de até 19 anos até dezembro

Foto: Iron Braz

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) decidiu ampliar até dezembro deste ano a campanha de imunização contra o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e tem como meta alcançar quem perdeu o período ideal de vacinação.

A aplicação de rotina continua voltada ao público prioritário — meninos e meninas de 9 a 14 anos — e está disponível gratuitamente em mais de mil postos de saúde espalhados pelo estado. Na rede privada, o valor por dose pode variar entre R$ 500 e R$ 900, dependendo da clínica.

Considerada a infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo, o HPV pode provocar verrugas genitais e, em casos graves, estar associado a diferentes tipos de câncer, como de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. Dados da Coordenação de Oncologia da SES indicam que, em Goiás, o câncer de colo do útero resultou em 869 diagnósticos e 238 mortes em 2022; em 2023, os números subiram para 961 casos e 249 óbitos; já em 2024, foram contabilizados 481 casos e 241 mortes. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que o HPV está presente em 99% das ocorrências da doença.

Para a subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, é essencial esclarecer a importância da imunização.

“Precisamos acolher as dúvidas dos pais e reforçar que a vacina não incentiva o início da vida sexual. Ela protege antes que haja contato com o vírus, que é transmitido principalmente por via sexual. Ao vacinar, você está protegendo quem ama”, destacou.

A ampliação da faixa etária busca aumentar a proteção individual e coletiva. Para receber a dose, basta apresentar documento de identidade e caderneta de vacinação em qualquer unidade de saúde.

Público-alvo da vacinação:

  • Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos — rotina (dose única)
  • Jovens de 15 a 19 anos não vacinados — campanha temporária até dezembro de 2025 (dose única)

Cobertura vacinal em Goiás:

Apesar de a vacina estar disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a adesão ainda não atinge a meta desejada. Em 2023, 75,29% das mulheres e 55,15% dos homens receberam a dose. Em 2024, o índice subiu para 81,25% e 67,71%, respectivamente. Os dados preliminares de 2025 indicam 75,96% de cobertura entre mulheres e 64,92% entre homens.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.