![]() |
Foto:SGG |
A Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG) lançou, nesta quarta-feira (20), um chamamento público para escolher operadoras de telefonia móvel interessadas em expandir a cobertura no estado. O edital prevê incentivos fiscais, por meio de créditos outorgados de ICMS, para viabilizar a instalação de Estações Rádio Base (ERBs) em localidades que ainda não contam com acesso ao Serviço Móvel Pessoal (SMP).
A medida integra o programa Goiás +Digital e pretende atrair investimentos de até R$ 120 milhões em infraestrutura de conectividade. O foco está em distritos e comunidades de baixa densidade populacional, historicamente excluídos do acesso à internet e à telefonia.
A disputa será realizada em sessão eletrônica no Sistema de Logística de Goiás (Sislog), marcada para 1º de setembro de 2025, às 10h. As operadoras poderão apresentar lances pelo critério de menor valor de crédito solicitado por localidade.
As empresas vencedoras assinarão Termos de Compromisso com validade de 24 meses. O prazo para a instalação e ativação das antenas será de até 12 meses em regiões não contempladas no leilão 5G da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de até 6 meses nos locais já previstos pela agência.
O edital contempla 259 localidades em todo o estado, incluindo a Comunidade Kalunga, em Cavalcante; Domiciano Ribeiro, em Ipameri; Deuslândia, em Brazabrantes; São José dos Bandeirantes, em Nova Crixás; e Taboquinha, em Padre Bernardo.
Segundo o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o impacto da ação será direto na vida da população. “Nossa expectativa é atrair operadoras dispostas a levar conectividade a quem ainda não tem acesso, garantindo mais inclusão digital e oportunidades para toda a população goiana”, afirmou.
O programa Goiás +Digital, coordenado pela SGG com apoio técnico da Goiás Parcerias, busca democratizar o acesso à internet e fortalecer a integração digital no estado. Além de reduzir desigualdades regionais, a iniciativa deve facilitar o acesso a serviços públicos e fomentar o desenvolvimento econômico local.
Mais detalhes podem ser consultados no portal oficial do Goiás +Digital.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.