![]() |
Imagem de cytis por Pixabay |
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (21/8) que iniciou um processo de revisão de todos os 55 milhões de vistos atualmente válidos. Segundo a pasta, a checagem é permanente e pode levar ao cancelamento de autorizações de entrada e permanência no país.
Em nota enviada ao portal Metrópoles, o órgão explicou que o objetivo é identificar situações de “possível inelegibilidade”, como permanência irregular após o prazo autorizado, envolvimento em crimes, vínculos com atividades terroristas ou qualquer ameaça à segurança pública.
“Revisamos todas as informações disponíveis, incluindo registros policiais e de imigração, além de novos dados que surjam após a emissão do visto, caso indiquem alguma irregularidade”, informou o Departamento de Estado.
Mais cancelamentos sob governo Trump
A pasta também destacou que, desde o retorno de Donald Trump à presidência, o número de cancelamentos de vistos dobrou em relação ao mesmo período anterior. No caso de autorizações estudantis, a taxa de revogação foi quatro vezes maior.
O endurecimento da política migratória havia sido prometido por Trump durante a campanha eleitoral. Logo nas primeiras semanas de governo, o republicano ampliou o número de deportações e determinou ações direcionadas a estrangeiros classificados como criminosos. Parte dos detidos está sendo enviada para um presídio em El Salvador.
Política de fronteira sob vigilância
Com o anúncio, Washington reforça a estratégia de controle rigoroso das fronteiras e fiscalização de imigrantes, um dos pilares da atual gestão. A revisão massiva dos vistos, de acordo com autoridades, seguirá como medida contínua nos próximos anos.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.