![]() |
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay |
A mais recente cúpula do Brics, realizada no Brasil, chamou atenção não apenas pela presença de líderes de economias emergentes, mas também pela reação incisiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. De acordo com a Casa Branca, o republicano tem acompanhado os desdobramentos do encontro com atenção especial.
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (7), a porta-voz do governo norte-americano, Karoline Leavitt, afirmou que Trump está “monitorando de perto” as decisões tomadas no encontro do bloco. A movimentação ocorre em meio a críticas da Casa Branca ao papel que o Brics estaria desempenhando no cenário internacional.
“O presidente está atento porque acredita que essas ações buscam enfraquecer os interesses dos Estados Unidos. E isso não será tolerado”, declarou Leavitt.
Durante o fim de semana, Trump subiu o tom e declarou que pretende impor uma tarifa adicional de 10% sobre países que, segundo ele, aderirem às "políticas antiamericanas" promovidas pelo grupo — formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A declaração gerou reações imediatas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anfitrião da cúpula, defendeu a autonomia dos países integrantes. “Somos nações soberanas e não aceitamos ameaças. O mundo não precisa de imperadores”, afirmou Lula, em referência indireta a Trump.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.