![]() |
Estrutural On-line |
Maio marca o primeiro mês de 2025 em que os contribuintes do Distrito Federal precisarão lidar com o pagamento conjunto de dois tributos importantes: a quarta parcela do IPVA e o início da cobrança do IPTU e da Taxa de Limpeza Pública (TLP). A coincidência nas datas exige atenção redobrada para evitar atrasos.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que começou a ser cobrado em fevereiro com base no final da placa do veículo, entra agora na quarta das seis parcelas previstas. Já o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), junto com a TLP, começa a ser faturado neste mês, com possibilidade de pagamento em cota única — com 10% de desconto — ou parcelado em até seis vezes.
Mais de um milhão de boletos de IPVA foram emitidos neste ano na capital. A arrecadação desses tributos é destinada a serviços públicos essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
O IPVA terá vencimentos escalonados entre os dias 26 e 30 de maio, conforme o número final da placa do veículo. Já o IPTU segue calendário semelhante, com vencimentos da primeira parcela (ou da cota única) programados entre os dias 12 e 16 de maio, de acordo com o número final da inscrição do imóvel.
Confira as datas de vencimento:
📌 IPVA 2025 – 4ª parcela
Final 1 ou 2: 26/5
Final 3 ou 4: 27/5
Final 5 ou 6: 28/5
Final 7 ou 8: 29/5
Final 9 ou 0: 30/5
📌 IPTU/TLP 2025 – 1ª parcela ou cota única (com 10% de desconto):
Final 1 ou 2: 12/5
Final 3 ou 4: 13/5
Final 5 ou 6: 14/5
Final 7 ou 8: 15/5
Final 9, 0 ou X: 16/5
Quem optar pelo parcelamento do IPTU poderá dividir o valor em até seis vezes, desde que o valor mínimo por parcela seja de R$ 20. Para garantir o desconto da cota única, o contribuinte não pode ter débitos em aberto.
A recomendação das autoridades fiscais é que os moradores do DF fiquem atentos ao cronograma e organizem-se para evitar multas e juros.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.